“O mais esperado”: Mari Fernandez e Zé Vaqueiro encerram a 40º edição d’O Maior São João do Mundo. 

Campina Grande, 3 de julho de 2023

A noite teve queima de fogos e atrações desde o tradicional forró. 

Repórteres: Eduarda Queiroz e Isabella Silva

Fotógrafas: Elisa Bernardo e Micaela Nogueira. 

Editor: Matheus Farias.

Na noite deste domingo (02), a edição histórica dos 40 anos do Maior São João do Mundo chegou ao fim. Com mais de dois milhões e meio de pessoas transitando pelo Parque do Povo nesses 32 dias, as atrações Mari Fernandez e Zé Vaqueiro tiveram o prazer de participar do encerramento e ter a casa cheia para prestigiá-los. 

Após queima de fogos para fechar o 40ª São João de Campina, a cearense Mari Fernandez ficou responsável pelo último show desta edição. Em sua última apresentação do período junino, o repertório da cantora teve mescla de músicas, tanto do seu novo álbum como hits que marcam sua carreira, proporcionando ao público um show inovador. Mari subiu no palco principal do Parque do Povo pelo segundo ano consecutivo e descreveu esse momento como um dos mais esperados: “Com certeza foi um dos shows mais esperados desse meu São João”. A artista ainda relembra também a emoção que foi participar da festividade no ano passado com quebra de recordes e portões fechados: “A emoção que eu senti em Campina Grande ano passado, de todos os palcos que já rodei no Brasil, ela foi a maior emoção que já senti”. 


Mari Fernandez atraiu uma multidão ao Parque do Povo. Foto: Elisa Bernardo/Repórter Junino

A cantora trouxe ao palco do Parque do Povo seu novo trabalho, o álbum do DVD “Ao Vivo em São Paulo” que conta com a música “Quando tem Sentimento” , responsável por abrir a apresentação de Mari nessa madrugada de segunda-feira (03). 

“O Original”, vulgo Zé Vaqueiro, foi o responsável pelo terceiro show da noite e abriu sua apresentação com a famosa canção “Minha Deusa”, que teve mais de 99 milhões de visualizações no YouTube. O pernambucano, presente pela segunda vez no palco principal do Maior São João do Mundo, enfatizou o sentimento de poder voltar no ano 2023 após sucesso na edição 2022: “Só agradecer ao pessoal de Campina Grande, toda paraíba, creio que esse retorno é o que me deixa mais feliz de saber que a primeira vez que a gente passou deixamos uma semente plantada no coração’. 

Os campinenses, já em tons de despedida, estiveram presentes durante o show do cantor que teve uma diversidade de gerações, com crianças, adultos e idosos para ver “O Original”. O artista também comentou sobre como se sente com esse carinho que ultrapassa gerações: “Me dá uma responsabilidade muito grande do que lançar daqui pra frente, como manter essas pessoas perto de mim, é uma honra muito grande e me faz saber que estou no caminho certo”.  


Zé Vaqueiro trouxe um repertório variado para o público. Foto: Micaela Nogueira/Repórter Junino

A diversidade não ficou apenas no público, como também no repertório de Zé Vaqueiro que transcendeu por todos seus sucessos e ainda promoveu uma mistura de gêneros musicais, encerrando seu show com músicas como “País Tropical” gravada por Jorge Ben Jor. 

Quem deu início a despedida do quartel general do forró foi o cantor Nonato Neto que interpreta a música “Astronauta”, dentre outros sucessos. Dono de uma das vozes mais inconfundíveis do país, o paraibano engrandeceu a festa e falou sobre como o São João de Campina abre espaço para a cultura e tradição. No show, o artista cantou sucessos dos clássicos do forró indo do arrasta pé até músicas mais românticas que deixaram o público em êxtase.

Já a segunda atração da noite ficou por conta do cearense Waldonys que pediu licença para aterrissar na festa. Fazendo da sanfona sua grande aliada, ele fez o público dançar um verdadeiro mix de arrasta pé, forró e xote. O artista realizou um passeio na memória de artistas como Genival Lacerda cantando “Severina Xique-xique”. Além disso, dividiu o palco com um jovem da cidade de Esperança-PB que, com cartaz, pedia para que pudesse mostrar um pouco de seu talento.

Pirâmide: Encerramento dos grupos de dança no São João de Campina. 


A alegria tomou conta da Pirâmide. Foto: Micaela Nogueira/ Repórter Junino

Como sinal de despedida, a pirâmide do Parque do Povo estava repleta de forrozeiros que admiravam as danças de quadrilhas juninas além de poder dançar em um lugar mais tranquilo na festa. Por volta das 20h, a quadrilha Jovens em Ação, da cidade de Pedra Lavrada, deu início ao encerramento das apresentações de dança. Posteriormente, a quadrilha “Junina Tá pegando fogo” deixou os forrozeiros encantados com suas vestimentas coloridas e os forrozeiros estavam um pouco tristes pelo  encerramento da festa. Como uma forma de ter a cultura espalhada por todos os lugares no Parque do Povo, a Pirâmide teve ocupação total na noite de ontem, marcada por um público que, além de apreciar as danças, preza por um bom forró como despedida de São João.

Comentários