O estado registrou o menor número mensal de Crimes Violentos Letais desde janeiro de 2010
Repórter: Marília Duarte
Fotógrafa: Marília Duarte
Editora: Raquel Nuto
Após a edição histórica que marcou os 40 anos do São João de Campina Grande ter chegado ao fim no último domingo (2), a Secretaria da Segurança e da Defesa Social realizou nesta segunda (3), uma coletiva de imprensa para apresentar os resultados obtidos através das ações das polícias e bombeiros, nas festividades juninas de Campina Grande, bem como de todo o estado.
Durante a ocasião, foram apresentados os números de ocorrências de crimes contra a vida no mês de junho e ainda detalhes da Operação São João, que este ano contou com o CICC operando mais de 250 câmeras somente no Parque do Povo. As imagens foram importantes para prisões em flagrante realizadas em locais de festa e ainda para a captura de foragidos da Justiça.
De acordo com o secretário de Segurança Pública da Paraíba, Jean Nunes, toda equipe conseguiu colocar em prática tudo que estava no planejamento para esse ano: “Quase 800 eventos policiados no estado, 209 municípios pediram segurança, então a gente teve uma quantidade de eventos muito grande, uma quantidade de pessoas muito grande circulando e nós sabíamos da responsabilidade que tínhamos em fazer com que a gente tivesse um São João de paz, um são joão tranquilo e seguro” – destacou
A maior comemoração do resultado dos últimos dias de festa foi a redução de homicídios. No feriado junino de 2023, dos dias 23 ao 25 de junho, a Segurança Pública da Paraíba obteve redução de 61% de homicídios, em relação ao mesmo período do ano passado. Também não foi registrado nenhum crime grave contra a vida em locais de festa em todo o território paraibano.
Ainda durante o evento, o vice-governador do Estado, Lucas Ribeiro, agradeceu o esforço das polícias, secretarias e do corpo de bombeiros e ressaltou que de todo estado, só 19 cidades não tiveram festa. Para ele, o turista conheceu a força do estado e da cultura de maneira positiva por onde pisou.
Finalizando o balanço das ações do São João 2023, a secretária de Turismo e Desenvolvimento, Rosália Lucas, falou da importância da conquista da internacionalização do Maior São João do Mundo, destacando que os voos da Azul passaram de 8 para 72 operações semanais, entre pouso e decolagem:
“Ampliamos também os voos da Latam e da Gol no aeroporto de Campina Grande. Fazendo da cidade um hub regional. Continuaremos após o evento, porque sabemos do potencial de Campina Grande para atrair visitantes o ano inteiro”.