O Repórter Junino, projeto de extensão do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, está com inscrições abertas até o dia 22 de março para alunos do curso atuarem na cobertura jornalística do São João de 2024. No total, são 15 vagas complementares ofertadas, distribuídas entre editores de redes sociais (3 vagas), repórteres (7 vagas) e fotógrafos (5 vagas). O link para inscrições está disponível na bio do Instagram do Projeto ou pode ser acessado pelo https://forms.gle/8msmzrDXaqPs9QB19 .
Os alunos selecionados participarão do V Curso Intensivo em Jornalismo Digital e Reportagem, que consiste numa capacitação envolvendo técnicas de entrevista, linguagem fotográfica, jornalismo de soluções, reportagem por celular, audiovisual, design e debates com profissionais da imprensa e assessores especializados em mega eventos como o Maior São João do Mundo.
Além do curso, ocorrerão reuniões e treinamentos específicos para lidar com o fluxo de trabalho do projeto, que funciona como laboratório prático similar a uma redação de jornalismo digital com produção para diferentes plataformas digitais.
O projeto completa 19 anos
O Repórter Junino foi criado em 2005 pelo professor do Departamento de Comunicação, Fernando Firmino, e funciona há 19 anos de forma ininterrupta na cobertura do São João do Nordeste e da cultura popular. Mais de 1700 estudantes já foram formados pelo projeto durante os 19 anos de existência e hoje atuam em televisão, rádio, portais de notícias, agências digitais, assessorias de imprensa.
II Simpósio Forró
Além da prática do jornalismo diário e especializado em cultura popular em ambiência digital, o Repórter Junino é um projeto que vai além da formação prática e realizará no mês de maio o II Simpósio Forró, no Centro de Integração Acadêmica Paulo Freire da UEPB. A primeira edição ocorreu em 2019. Trata-se de um evento científico e cultural com a abordagem do gênero forró. Conferências, debates, exposições, lançamento de vídeos, oficinas, apresentações musicais e artísticas farão parte do Simpósio. A ideia do simpósio é discutir o gênero mais característico das festas juninas: o forró. Mesmo ele sendo o ritmo principal da festa, há pouca discussão sobre o gênero e a proposta do simpósio é dar visibilidade ao tema.