O Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, será palco, no dia 23 de maio, às 19h, de mais uma edição do Zabumba Lá, evento já consolidado no calendário do São João de Campina Grande e que homenageia artistas e personalidades. Este ano, em sua quarta edição, a homenagem especial será para uma das jóias raras da Paraíba: Ton Oliveira. Durante o Zabumba Lá ocorrerá também a abertura do Seminário Festejos Juninos no Contexto da Folkcom e da Cultura Popular – Folkcom, do Departamento de Comunicação da UEPB.
O evento está sendo organizado pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e pela GGS Projetos e Produções, em parceria com o Departamento de Comunicação, Pró-Reitoria de Cultura – Procult e apoio da Furne, além de patrocínio do Design Mall. A TV Nordestina fará transmissão ao vivo, além de cobertura do Repórter Junino e Coletivo F8 do Departamento de Comunicação da UEPB.
Durante os meses de abril e maio, uma equipe de produção foi mobilizada para gravações com o cantor e compositor no Design Mall e outros lugares. O Repórter Junino acompanhou o trabalho de bastidores, entrevistou a coordenadora Goretti Sampaio sobre as novidades deste ano e o contexto do projeto. “Este ano trazemos uma homenagem mais que especial para o consagrado artista paraibano Ton Oliveira, que hoje é uma das maiores representatividades da nossa música, da nossa cultura popular e sendo inclusive agraciado pela sua composição Paraíba, Jóia Rara, sendo instituída como hino popular da Paraíba”, destaca a coordenadora.
Aqui o sol nasce primeiro
E tão desinibido
E a lua exibe um estrelato
Com tanta beleza
Que até o algodão se empolga
E já vem colorido
A música de Ton Oliveira, “Paraíba, Jóia Rara”, tornou-se um hino espontâneo do Estado e em 2017 tornou-se Patrimônio Imaterial da Paraíba com registro publicado no Diário Oficial.
ZABUMBA LÁ
O evento é um projeto de construção de memória, que envolve arte e educação e visa homenagear artistas paraibanos e foi idealizado pela professora Gisele Sampaio. Esta é a quarta edição do evento e tem a coordenação das professoras Gisele Sampaio e Goretti Sampaio. Já foram homenageados nas edições anteriores: Marinês, Elba Ramalho, Biliu de Campina, Capilé, Parafuso dos Três do Nordeste, o Clã Calixto, Amazan, Diomedes (o Dedo de Ouro), os locutores do palco principal do Maior São João do Mundo durante os 40 anos da festa, além das pessoas que nomeiam as ilhas de forró no Parque do Povo como Zé Lagoa, Forró de Seu Vavá, Cabeção (Joacil Oliveira).
INGRESSOS
A entrada será gratuita e os ingressos podem ser adquiridos online através da plataforma Sympla pelo link https://www.sympla.com.br/evento/zabumba-la-ton-oliveira/2461794