São João Aceso: Queimadas celebra cultura nordestina com Festival de Trios de Forró

Campina Grande, 21 de maio de 2024

Segunda edição do Concurso acontece no Mercado Público e envolve a comunidade local em celebrações de São João antecipado


Reportagem: Joana Elen

Fotografia: Geyferson Guilherme

Editor: Ingrid Souto


Festival de Trios de Forró movimenta Queimadas. Foto: Geyferson Guilherme

O São João começou mais cedo em Queimadas, município localizado no agreste paraibano. Os quatro finais de semana do mês de maio marcam a realização da segunda edição do Festival de Trios de Forró, concurso organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SECULT), cujo objetivo é trazer o resgate e valorização dos trios de forró como representantes autênticos da cultura nordestina.

O festival é dividido em três etapas: as eliminatórias nos dias 04 e 11 de maio, a semifinal no dia 18, e a grande final no dia 25. Em sua primeira edição, o prêmio total foi de R$10 mil, já neste ano, serão R$15 mil em prêmios para os trios vencedores.


Trios de Forró são destaque em Festival. Foto: Geyferson Guilherme

A Secretária de Cultura, Angélica Figueiredo, explica que essa iniciativa vem como uma estratégia de fomento para a cultura nordestina, dando oportunidade de divulgação para trios atuantes não só em Queimadas, mas também nas cidades circunvizinhas. Angélica reforça, ainda, que apesar de o movimento ser tradicionalmente ocupado por artistas em idade mais avançada, desde sua primeira edição, o concurso tem recebido muitos artistas jovens. “Isso quer dizer que eles vão manter a tradição dos trios de forró, e vamos poder ter várias outras edições contando com esse público”, finaliza.


Daniella Trovão se apresenta. Foto: Geyferson Guilherme

A cantora Daniella Trovão, que também participou do Festival, comenta a importância da preservação do forró. “Ele representa a nossa ancestralidade, a história do nosso povo, e nós temos que preservar. Temos que incentivar e participar [desses eventos], para não deixar a história ir embora. Tem que haver resistência”. Ela também relata que esse foi o primeiro concurso promovido pelo setor público que o trio teve a oportunidade de participar.

Iniciativas como o Festival de Trios de Forró são fundamentais para o fomento à cultura e preservação da identidade do povo nordestino. Ao abrir palcos para a genuína expressão destes artistas, não apenas resgatamos e valorizamos essa tradição, mas também estimulamos a participação de novas gerações, garantindo a continuidade desta rica herança.

Esses eventos são atos de resistência cultural, uma teimosia necessária contra o esquecimento, como ressalta a cantora Daniella, que enxerga na preservação do forró uma forma de honrar a história e a ancestralidade de seu povo. Assim, entendemos que o festival não é só sobre relembrar o passado com nostalgia, mas também sobre construir um futuro onde a música, como um eco das antigas gerações, continua contando a história do nordeste, garantindo que essa identidade não se perca com o passar do tempo.

Comentários