Exposição fotográfica no Mundo Plaza Mall celebra o São João sob olhar de estudantes da UEPB 

Campina Grande, 30 de maio de 2024

Coletivo F8 e Repórter Junino enaltecem cultura nordestina com trabalhos fotográficos em exposição

Repórter: Thaylanny Almeida 

Fotógrafa:  Bruna Messias e Gabryele Martins

Editora: Nathália Aguiar


Público vestindo roupas típicas juninas; Foto: Bruna Messias

Nesta sexta-feira (31), tem início o Arraial do Mundo Plaza Mall, que contará com uma exposição fotográfica resultante de uma parceria com o Repórter Junino e o Coletivo F8, Projetos de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ao todo, serão 15 fotografias com temáticas referentes aos festejos juninos e à cultura popular nordestina.

A curadora da exposição, Ester Vasconcelos, falou sobre a diversidade das fotografias: “Nós temos imagens das quadrilhas, do público dançando, dos fogos no Parque do Povo, então é bem voltado para aquilo que é típico desse período. As roupas coloridas, a música, a dança, aquele orgulho de ser nordestino que aquece mais o coração durante o período junino”. 

Ela ainda destacou a importância de trazer exclusivamente fotografias de estudantes da UEPB: “Os alunos nem sempre têm a oportunidade de expor seu trabalho de forma tão precisa, tão ampla. Então, nós pensamos nesse sentido de trazer a importância das contribuições dos alunos que serão os jornalistas de amanhã e, dessa forma, valorizar ainda mais o curso de Jornalismo da UEPB”. 

Rostand Melo, professor e Coordenador do Coletivo F8, que participou da seleção do material fotográfico junto à curadora, reforçou a importância dessa visibilidade e reconhecimento: “A exposição é uma vitrine importante para o trabalho das alunas da UEPB, ampliando o público das produções e valorizando o talento das autoras”.

Ele também ressaltou o novo olhar que uma exposição pode proporcionar: “A experiência de contemplar uma fotografia impressa em formato maior é diferente do consumo em telas, onde o excesso de imagens circulando nas redes sociais faz com que a gente não tenha o mesmo nível de atenção. O formato da exibição das imagens também valoriza o aspecto artístico dos registros fotográficos, indo além do factual da cobertura jornalística”.


Foto de quadrilha junina foi uma das selecionadas para a exposição; Foto: Gabryele Martins 

Uma das estudantes da UEPB selecionadas para ter o seu trabalho exposto foi Bruna Messias, que já participou dos dois projetos: do Coletivo F8, em 2022, quando ainda estava no segundo período, e também do Repórter Junino, no ano passado. “Sinto-me muito feliz e grata por ter meu trabalho reconhecido, assim como fico feliz de saber que outros estudantes de Jornalismo também tiveram essa oportunidade. Isso evidencia ainda mais o potencial que nosso curso tem na fotografia e em diversas outras ramificações dessa área que sou completamente apaixonada”, salientou.

Gabryele Martins, integrante do Repórter Junino pelo segundo ano consecutivo, também foi uma das estudantes de jornalismo que teve as suas fotografias escolhidas para compor a exposição do Plaza Mall. Ela relatou a felicidade em ter o seu trabalho reconhecido e valorizado: “Pra mim foi uma felicidade muito grande saber que tenho uma foto que eu fiz numa exposição, sabe? Acho que às vezes a gente não tem noção do impacto que tem aquilo que a gente constrói na Universidade até algo assim ocorrer. É gratificante porque é fruto de muito empenho e fico contente em saber que estou no caminho certo”.

A exposição tem início amanhã (31) e ficará em cartaz durante todo o mês de junho no Mundo Plaza Mall, sendo o destaque na programação do arraial, todas às sextas.

Comentários