São João de Campina Grande tem abertura com atrações que enaltecem a cultura nordestina

Campina Grande, 30 de maio de 2024

Sâmya Maia, Santanna – O Cantador, Alcymar Monteiro e Flávio José se apresentaram na primeira noite do São João 2024 no Parque do Povo

Repórter: Paloma Mahely

Fotógrafo: Débora Leite

Editor: Nathália Aguiar


Roda Gigante na noite de abertura do Maior São João do Mundo. Foto: Débora Leite/Repórter Junino

Nesta quarta-feira, 29, as preparações no Parque do Povo começaram cedo. À tarde, os artistas, que posteriormente se apresentariam no palco do Maior São João do Mundo, aproveitaram o espaço para teste e passagem de som.

Por volta das 19h30, a cantora Sâmya Maia começava oficialmente a maratona de shows que se estende até o dia 30 de junho. Em sua participação, a cantora relembrou momentos marcantes de sua carreira e deu voz ao forró romântico, tão característico de suas apresentações. Era só o começo de uma noite que representa tanto para a cultura do Nordeste, por evidenciar artistas que buscam pela resistência das raízes juninas. 

A artista compartilhou do sentimento em dividir o palco com cantores tão emblemáticos e que representam muito bem a música nordestina: “Eu cresci, eu me tornei cantora através dessas referências, que são esses caras. Acho que as pessoas mereciam, o povo nordestino estava esperando por isso, e a galera que fez a escolha da line-up de hoje está de parabéns”, comentou.


Santanna, O Cantador, se apresenta na noite de abertura do Maior São João do Mundo.  Foto: Débora Leite/Repórter Junino

Cerca de duas horas depois, Santanna, O Cantador, subia ao palco ao som de “Paraíba Jóia Rara”, canção de Ton Oliveira, considerada por muitos como o Hino da Paraíba. Ele relembrou o quanto o São João é importante nos mais diversos aspectos para o povo, e disse que “é a nossa festa de Natal. Nosso Natal é em junho; ‘Feliz São João e um próspero São Pedro’”, brincou. O Cantador também comentou como é estar na abertura da festa, e que se sente campinense também: “É como se a gente tivesse fazendo as honras para quem tá chegando, e levando a mais pura cultura popular da nossa nação nordestina”.


Alcymar Monteiro no palco do Maior São João do Mundo 2024. Foto: Débora Leite/Repórter Junino

O forró não foi o único marco da noite. Homenagens a grandes nomes da música nordestina e o lembrete de que as tradições são atemporais também fizeram parte dos shows. A apresentação de Alcymar Monteiro teve início pouco depois das 23 horas, com um público alegre e dançante. O artista preparou alguns momentos simbólicos, a fim de homenagear nomes como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos, que foram muito bem recebidos pelo povo. O Rei do Forró também chamou a atenção para a perda de valores culturais na música, se colocando contra a política da “pornofonia”, termo utilizado por ele para se referir às músicas com conotação sexual. Ele também foi preciso ao lembrar que as tradições de São João perpassam o tempo e que, para isso, não se faz necessário seguir a moda, que é algo sazonal.

A noite termina ao som de Flávio José, um dos maiores nomes do forró no País. O Rei do Xote falou sobre os artistas das novas gerações e a falta de oportunidade que os cercam, “eu sei que tem vários artistas que fazem o forró que eu faço, que já desistiram por falta de oportunidade. Eu espero que haja uma mudança, porque, infelizmente, os jovens sempre vão para o lado do modismo achando que ele vem pra ficar, e não é, ele é passageiro. Eu gravei ‘Tareco e Mariola’ em 1995, e, veja, depois de tantos anos, está numa novela e sendo sucesso novamente”, compartilhou.


Flávio José no Parque Povo em noite de abertura do Maior São João do Mundo.  Foto: Débora Leite/Repórter Junino


Sua filha, Lara Amélia, que já é uma artista completa, seguindo os passos do pai, externou a importância de reunir essas figuras para abrir o evento que é tido como o maior Festival de Inverno do Nordeste: “Acredito que ter trazido Flávio José, Santanna, Alcymar Monteiro… que são referências do forró tradicional, daquilo que realmente representa nossa cultura, é muito importante, não só para a gente, para nos lembrar daquilo que realmente é essência, mas para quem tá vindo para Campina Grande, para conhecer o Maior São João do Mundo e ter como identificação primária o que realmente é a nossa cultura”.

A edição 2024 da festa traz diversas novidades, incluindo o novo layout que ampliou o espaço com capacidade para receber 73.500 forrozeiros, em comparação aos 57.278 anteriores. Integrando-se ao Parque Evaldo Cruz, o Parque do Povo está pronto para abraçar as pessoas com mais conforto e segurança. Agora, dividido em três partes principais, o PP responde à crescente demanda de participação, com experiências mais completas. 


Forrozeiros no Quartel General do Forró em noite de abertura do São João de Campina Grande. Foto: Débora Leite/Repórter Junino

No Setor Norte, está localizada a chamada Arena Cidade, onde se encontram as ilhas de forró, os restaurantes e a cidade cenográfica. Nessa área, também está a ponte que interliga os dois Parques. Já no centro, encontra-se a famosa Pirâmide, o único lugar coberto, projetado para abrigar as quadrilhas, os casamentos coletivos e outras apresentações. Por último, no Setor Sul, também chamado de Arena de Show, está a parte mais extensa do Parque,onde ocorrem os principais shows, no palco principal. O novo Parque do Povo é a resposta à necessidade de  fazer jus ao evento de grande magnitude que é o Maior São João do Mundo.

Comentários