Iniciativa também conscientiza a população sobre os crimes de importunação sexual
Repórter: Thaylanny Almeida
Fotógrafos: Thaylanny Almeida
Editor: Fernando Firmino
A Campanha “Forró sim, Assédio não”, por meio da Coordenadoria da Mulher, está presente mais uma vez no Parque do Povo para garantir um ambiente seguro a todas as mulheres que forem curtir o Maior São do Mundo. A ação tem como objetivo principal conscientizar a população e combater crimes de importunação sexual, buscando acolher e prestar a ajuda necessária às mulheres vítimas de assédio no festejo junino.
“Temos advogadas, psicólogas e assistente social nesse ponto de apoio para caso aconteça algum tipo de assédio, a mulher possa ter um lugar para denunciar e vir aqui solicitar a nossa ajuda. Prestamos esse atendimento e, posteriormente, a gente leva ela até a delegacia da mulher para fazer o BO. Estamos aqui todos os dias, de domingo a domingo, nos 33 dias de São João”, destacou Andresa Belo, 43, assistente administrativa.
A campanha também conta com mais de 60 voluntários que atuam no Parque do Povo distribuindo materiais educativos e orientando a população. “A gente acaba vendo que tem um público realmente que está em vulnerabilidade. E tratar isso numa festa é muito importante porque as mulheres percebem que estão sendo acolhidas e que existe esse cuidado. Mas o principal não é a gente ficar com isso apenas durante o período junino, é se estender também”, afirmou a voluntária Vitória Hellen, de 20 anos.
Além disso, esse ano a iniciativa conta com a parceria da Guarda Municipal de Campina Grande, através da Ronda da Mulher. “O nosso serviço é fazer a proteção da integridade física e psicológica das mulheres acolhidas pela Coordenadoria da Mulher, fazendo também o acompanhamento das ações realizadas pelo projeto “Forró Sim, Assédio Não”, conduzindo e prestando todo o apoio a todas as mulheres que frequentam o Parque do Povo”, pontuou a guarda municipal Milena Sales.
Casos de importunação sexual são recorrentes em festas e muitas mulheres lidam com essa problemática constantemente, como foi o caso de Marina Costa, 26, promotora da Cielo. “Hoje eu passei por uma situação de assédio na entrada do evento, onde o segurança passou dos limites com cantadas e encaradas. E senti na pele o que muitas mulheres podem passar no evento e só serviu pra afirmar mais ainda que precisamos abrir os olhos para essa causa”, relatou.
Campanhas como a do “Forró sim, Assédio não” são necessárias para prestar esse apoio e garantir que as mulheres tenham um lugar seguro para receber auxílio. “Acho importante a visão e sensibilidade dessa ação em contratar profissionais que tem a iniciativa e a empatia de oferecer esse acolhimento”, finalizou Marina.
O Parque do Povo é sinônimo de alegria e forró, é um espaço para aproveitar intensamente o que o Maior São do Mundo tem a oferecer. Mas tudo isso só é possível com respeito. Depois do “não” tudo é assédio, denuncie!
Serviço
Stand localizado na Vila Nova da Rainha (próximo à pirâmide)
Horário:
Segunda e terça: 18h até 22hQuarta a domingo: 20h até 00h
Ligue 180 para a Central de Atendimento à Mulher. Responsável por prestar uma escuta e acolhida qualificadas às mulheres em situação de violência.