A Rainha da Borborema recebe os ganhadores do concurso de Mobfotografia 

Campina Grande, 15 de junho de 2024

 A Rainha da Borborema recebe os ganhadores do concurso de Mobfotografia 

Repórter: Eduarda Queiroz
Edição: Fernando Firmino


A cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores do “Olho da Paraíba” no MAPP-UEPB. Foto: Eduarda Queiroz

 Nesta sexta-feira, (14), aconteceu a entrega da premiação do concurso de Mobfotografia do Estado da Paraíba.  A abertura do festival aconteceu às 14 horas, com a oficina de Fotomob, ministrada pelo fotógrafo Júnior Imigrante. Nela, os estudantes da rede estadual de ensino da Paraíba aprenderam sobre técnicas fotográficas como iluminação, que é um dos recursos  essenciais para uma boa foto. 

 O evento é uma iniciativa da jornalista Renata Lima, que espelha a sua satisfação em promover a “Paraíba, a essência do (meu) amor”, como trata o tema do concurso. “Essa ideia surge de um gosto pessoal, que é a fotografia, e a necessidade de discutir os dispositivos móveis como forma de manifestação artística, tanto na cidade quanto no nosso Estado”. 

 Ao entardecer, o Museu dos Três Pandeiros recebeu os vencedores para a entrega dos prêmios e a exposição fotográfica dos selecionados. Os amantes da fotografia tinham seis modalidades para participar: rua, documental, paisagem, preto e branco, artemob, retrato e São João. 

O edital permitiu o uso de inteligência artificial, para a modalidade em artemob, – desde que mencionasse o uso da IA.  Renan Brandini Comin foi um dos ganhadores do festival, na categoria Artemob, com a imagem: “Colagem digital realizada a partir de fotografias realizadas no estado da Paraíba” .

 Ele é de Curitiba, mas já adotou a Paraíba a alguns anos, e relata a sua experiência com essa modalidade: “Eu trabalho como designer gráfico, e sempre tive contato com artes digitais. Além disso, menciona um dos motivos que o fez participar do evento: “Desde que vim para cá, minha vida mudou muito, e conheci uma nova cultura. E eu quis mostrar o que me encantava na Paraíba”. 

O festival é uma iniciativa por meio da Lei Paulo Gustavo, Governo do Estado da Paraíba e Museu dos Três Pandeiros. 

Para os amantes da artemob e fotomob, a exposição das imagens segue sem data de término no Museu de Arte Popular da Paraíba, localizado às margens do Açude Velho em Campina Grande-PB.


Confira, a seguir a lista dos ganhadores: 

  • CATEGORIA RUA :
    Analy Oliveira da Silva – Imagem: “Criança brincando no Parque Parahyba” 
  • CATEGORIA DOCUMENTAL:
    José Vinícius Almeida Rodrigues Imagem:” 
  • CATEGORIA SÃO JOÃO: 
    Felipe Bezerra da Silva –  Imagem: “Noite estrelada”
  • CATEGORIA RETRATO:
    Genilda Matildes Sousa Dantas – Imagem: “Peito de Improviso
  •  CATEGORIA ARTEMOB 
    Renan Brandini Comin – Imagem: “Colagem digital realizada a partir de fotografias realizadas no estado da Paraíba” 
  • CATEGORIA PRETO E BRANCO 
    Maria Eduarda Oliveira de Queiroz-  Imagem: “Sob as linhas terrenas” 
  • CATEGORIA PAISAGEM 
    Izabete Santos Araújo-  Imagem: “A cidade dos lajedos” 
Comentários