Religião, Cultura e Fé: A presença evangélica no São João

Campina Grande, 20 de junho de 2024

Reportagem: Nathália Aguiar

Fotografia: Gabryele Martins 

Edição: Gabryele Martins


Programação religiosa n’O Maior São João do Mundo. Foto: Gabryele Martins/Repórter Junino

No queimar da fogueira, no dançar da quadrilha e no forró do Parque do Povo, por vezes esquecemos as origens da festa de São João, tradição da Igreja Católica. Alguns dias da programação dos eventos, porém, ainda são reservados a atrações religiosas. N’O Maior São João do Mundo, a última atração do tipo, um evangelista da Assembleia de Deus, da corrente evangélica, levantou algumas dúvidas nas redes sociais: por que um evangélico está pregando em uma festa que tem suas raízes na Igreja Católica?

Emerson, da Assembleia de Deus, que foi ao Parque do Povo especificamente na última terça-feira, 18, onde a única atração era Deive Leonardo, evangelista. “Acredito que deveria ter mais dias assim. É bom! Para as pessoas receberem mais a palavra de Deus, quem estiver angustiado encontrar conforto. E agradecer a Deus”, comentou. Ele também falou sobre a festa ser tradicional do catolicismo: “Não tem isso de religião de um lado e de outro, Deus é um só”, disse.


Família reunida para louvar no Parque do Povo. Foto: Gabryele Martins/Repórter Junino

Vanuza também aproveitou o dia religioso para ir ao Parque do Povo com seu marido, Daniel, e seu filho, Pietro. Nascida e criada em berço católico, se converteu à Igreja Adventista do Sétimo Dia aos 22 anos, após engravidar. “Isso [a diversidade de atrações] é muito importante pro nosso São João e acolhe outros públicos. Nós ficamos felizes que O Maior São João do Mundo lembrou das pessoas que são seguidores de Cristo e trouxe essa programação que é bastante especial pra gente.”, compartilhou. 

Deive Leonardo, responsável pelo Palco Principal na noite religiosa, também falou sobre a importância da presença de outra religião na programação do Parque do Povo: “Na verdade a nossa missão não está conectada à religião, seja ela católica ou evangélica, mas sim com a religião das religiões: o Cristianismo. A mensagem não é sobre a religião evangélica, mas sobre Jesus, o centro das atenções e a razão de estarmos aqui.”, explicou. 


Deive Leonardo leva pregação da palavra de Deus para o Parque do Povo. Foto: Gabryele Martins/Repórter Junino

O fato é: a homenagem a São João Batista, ao passar do tempo e inserida na Cultura Popular Nordestina, foi sendo ressignificada e hoje, n’O Maior São João do Mundo, é dançada em ritmo de Forró, Sertanejo, Axé e Trap. Isto, pelo mesmo motivo da atração evangélica no Palco Principal. A festa é plural, precisando ser atrativa para públicos distintos e diversificada o suficiente para que todos experimentem a magia do Parque do Povo. 

Comentários