O Instituto Paraibano de Combate ao câncer (IPCCAN) realizou nesta quarta-feira (22), pelo oitavo ano consecutivo, sua tradicional festa junina. O evento aconteceu na casa de festa Lelefante.
A comemoração contou com a presença de algumas crianças acompanhadas por seus familiares, voluntárias do IPCCAN e do projeto Vagalumes, que atua auxiliando no trabalho social de casas de apoios, orfanatos, asilos entre outras causas sociais.
As crianças tiveram um momento de lazer e diversão, brincaram com os voluntários e transmitiam estar felizes e satisfeitas. Kerma Brasil, a presidente da casa desde sua fundação, acredita que “os pequenos guerreiros” esquecem a doença e dão lugar à felicidade nesses pequenos momentos de confraternização.
Para Andréa Santana, participar como voluntária do projeto é uma forma de ajudar ao próximo com pequenos gestos que fazem toda a diferença. Já Aleksandra, mãe da paciente Vitória Clara, diz que esse momento de confraternização a possibilita reencontrar famílias que compartilham da mesma luta e assim trocar experiências.
O instituto é uma entidade sem fins lucrativos que luta desde 2008 para amenizar o impacto do diagnóstico do câncer em crianças e adolescentes. Em 2010, foi crida uma casa de apoio, onde alberga famílias vindas de outras cidades durante o tratamento de forma gratuita. O IPCCAN desenvolve atividades pedagógicas, assistência social, transportes, recreações e festas comemorativas, tudo para tornar menor o fardo das crianças com câncer. Hoje, o instituto tem 120 pacientes cadastrados e 15 voluntários atuantes.
Para saber mais sobre os projetos, acesse as páginas do Facebook:
IPCCAN: https://www.facebook.com/ipccan.cg?fref=ts
Vagalumes: https://www.facebook.com/projetovagalumescg/?fref=ts