Num ambiente que preserva a mata nativa da região e incontáveis fontes de água doce, o local propicia um roteiro bastante atraente para quem gosta de praticar esportes de aventura e fazer caminhadas ecológicas.
Além das belezas naturais, a região transformou-se num dos destinos mais procurados por religiosos vindos de todo o país, e tudo por causa da Pedra de Santo Antônio. A peregrinação tem início quando os devotos caminham por quase dois quilômetros para obter curas de enfermidades, fazer pedidos e retribuir graças alcançadas.
A Lenda
Os fiéis garantem que, uma vez realizado o sacrifício, no ano seguinte é casamento na certa. Não é à toa que a região ganhou status de milagrosa, graças à aparição inexplicável da imagem do santo.
Reza a lenda que ela foi encontrada numa fenda da Pedra por migrantes escravos no século 19, vindos de Pernambuco. Por três vezes, a imagem foi transferida para a Igreja de Fagundes, mas sempre desaparecia misteriosamente dias depois, tornando a ser encontrada em seu local de origem. No terceiro desaparecimento, a pequena passagem na Pedra tornou-se de difícil acesso e a imagem nunca mais foi vista.
Em 1904, foi construída uma igrejinha no lugar, com uma estátua de Santo Antônio. A partir daí, começaram as romarias que ocorrem até os dias de hoje. A cada ano, é cada vez maior o número de fiéis que visitam o templo no mês de junho. Além da festa religiosa, os turistas podem ainda curtir um autêntico forró pé-de-serra, regado, é claro, com muitos pratos típicos.
Como chegar
Para chegar a cidade de Fagundes, partindo de Campina Grande, é preciso pegar a BR 230, em direção a João Pessoa. Da BR para a cidade são apenas 20 quilômetros aproximadamente em estrada asfaltada. Antes de Fagundes, no entanto, vale a pena uma parada no distrito de Galante, que recebe o Trem do Forró durante o Maior São João do Mundo.
Este ano a peregrinação ocorreu no último domingo, 10 de junho, e contou com a presença de milhares de fiéis em busca da concretização de suas graças e de aventureiros a procura de cenários paradisíacos para a prática de esportes radicais. No entanto, Fagundes está sempre aberta para novos turistas, e a Pedra de Santo Antônio é uma boa pedida para quem quer fazer programas diferentes neste São João.
Edição: Jaime Guimarães