Pavilhão do Forró faz sucesso no São João das Itacoatiaras em Ingá – PB

Campina Grande, 24 de junho de 2016  ·  Escrito por Nilmara Beserra  ·  Editado por Anthony Souza  ·  Fotos de Nilmara Beserra
A Pedra Itacoatiara recebendo turistas

A Pedra Itacoatiara recebendo turistas

Portado de um monumento histórico, as pedras itacoatiaras, Ingá conseguiu unir dois marcos num só lugar: a música nordestina e a bagagem cultural que as pedras carregam. Além de ser um painel natural, também porta um museu com fosseis de dinossauros, atraindo turistas e forrozeiros para a “cidade das pedras”.

Antigamente havia o trem do forró, trazendo visitantes às pedras, o que foi uma das coisas que alavancou a Pedra do Ingá, hoje, nessa época do ano, o turismo aumenta nas pedras, mas nem todos que visitam-nas vão em busca de conteúdo cultural. Segundo o guia turístico, Dennis Mota, o patrimônio precisa ser preservado e o pessoal conscientizado ambientalmente, “embora o bom do forró na pedra é que atraiam turistas”, ressaltou o guia.

Graça Almeida, professora de história, veio de Campina Grande – PB com uma turma de Olinda – PE que, a principio, viajaria à Galante (distrito de Campina Grande), porém pela vontade de conhecer e tirar fotos nas itacoatiaras, acabaram indo e ficado no local devido ao forró pé-de-serra.

Trio de forró no Pavilhão do Forró, na Pedra Itacoatiara

Trio de forró no Pavilhão, na Pedra Itacoatiara

O São João de Ingá já foi tradicional e continua a tradição com a construção do Pavilhão do Forró, alavancando as festividades juninas da cidade. Informação confirmada pelo  secretário municipal de turismo, Walter Mário da Luz. “Pretendo fixar o Pavilhão do Forró e realizar eventos durante todo o ano para que Ingá tenha realmente um lugar para os festejantes brincarem”, relatou o secretário, complementando ser importante que os visitantes tenham cultura ao visitar as itacoatiaras.

O São João do Ingá começou dia 11 de junho com as bandas, Forró Bom Bar e Raízes Nordestinas, no distrito de Chã dos Pereiras. Já dia 18, foi a vez do distrito de Pontinha, com as bandas Forró Quentão e Forró da Loirinha. Na semana que antecipou o São João, foi realizado o forró dos bairros, com seis dias de festa. Nos dias 23 e 24, são apresentadas em praça pública as atrações: Gegê Bismarck, Forró Feitiço, Forrozão Saia Justa e Forró Saudades. E também nos dias 24 a 26 de junho, a partir do meio-dia, tem forró pé-de-serra nas pedras itacoatiaras.

Comentários