É na Vila do Artesão onde podemos encontrar o que tem de melhor na cidade em artesanato, mas é também aqui o local escolhido pela Prefeitura Municipal de Campina Grande para divulgar uma das campanhas sociais da Secretaria da Assistência Social da Rainha da Borborema.
O Programa de Educação Social para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, o Ruanda, recebeu o boxe 25 na Vila com o objetivo de conscientizar os turistas e visitantes que o trabalho infantil é crime em qualquer que seja a época do ano, principalmente durante os festejos juninos. Por isso, conscientizadores alertam que os visitantes não devem comprar nada que seja ofertado por crianças ou que seja dado esmola. Margareth Verônica que é educadora social e trabalha no projeto alerta ao público que “Ao invés de dar dinheiro às crianças deve-se dar algo para elas comerem”, confirma a educadora.
Completando quinze anos de existência, o projeto municipal trabalha conjuntamente com o Conselho Tutelar. A atividade é realizada por meio de abordagem, folhetos informativos e até cordéis incentivando a prática de não ofertar esmolas. O projeto não age apenas na Vila do Artesão e se encontra presente em todo o período de São João no Parque do Povo, debatendo para conscientizar os forrozeiros de plantão.
O atendimento informativo é realizado pelas equipes do Ruanda em dias úteis, das 8h às 18h. Para visitar o boxe fixo do projeto basta se dirigir a Vila do Artesão que está localizada na Avenida Almeida Barreto, no bairro do São José.