A 18ª edição do Momento Junino dá o pontapé inicial para São João de Campina

Campina Grande, 13 de maio de 2017  ·  Escrito por Ana Flávia Nóbrega, Max Marcel e Kermelly Kell // Fotos: Kermelly Kell
Kálilka Vólia e Cléber Oliveira comandam mais uma edição do Momento Junino

             Kálilka Vólia e Cléber Oliveira comandam mais uma edição do Momento Junino

Estreou neste sábado (13/05) a 18ª edição do Momento Junino, o programa da TV Borborema do Sistema Opinião. Um mês antes do início do Maior São João do Mundo, o Momento Junino abre a temporada de shows na Pirâmide do Parque do Povo com muito forró e atrações. A edição de 2017 homenageia Parafuso, zabumbeiro, compositor e fundador de Os 3 do Nordeste que faleceu no dia 3 de setembro de 2016.

Apresentação dos 3 do Nordeste

Apresentação dos 3 do Nordeste

Seguindo a homenagem, a nova formação de “Os 3 do Nordeste” subiu ao palco como primeira atração. O trio levou ao Momento Junino sucessos já consagrados com animação e sintonia característica desde a primeira formação. Este é o primeiro ano em que o grupo não contará com a presença de Parafuso.

O seu filho, Luka, assumiu o posto e continua o legado, junto com Tinho e Pingo. Sobre essa nova fase, Luka fala que “Os 3 do Nordeste continua com a mesma essência, o que mudou é que essa nova formação – mais jovem do que a anterior – está fazendo um forró pra essa nova geração, e isso influencia na linguagem e na maneira de se vestir.” E para finalizar a participação, o trio junto com a equipe do Momento Junino presentearam Lizete Veras, a viúva, com uma obra da artista Thamara Bastos em mais uma homenagem a Parafuso.

Logo em seguida Biliu de Campina fez o público da pirâmide forrozear ao som do que há de mais genuíno na cultura tradicional

Biliu de Campina abrilhantou o primeiro programa

Biliu de Campina abrilhantou o primeiro programa

nordestina. O cantor e compositor fez questão de saudar a memória de grandes nomes da música relembrando sucessos de Jackson do Pandeiro e de Rosil Cavalcanti.

Apesar das críticas ao novo formato e a programação do São João de Campina Grande, Biliu fez questão de declarar que apesar de não concordar com o “forró estilizado” defende a hipótese de que a festa é democrática, tem espaço para todos e que ele defenderá a tradição como sempre o fez.

 

 

E para finalizar o primeiro programa desta 18ª edição a banda “Forrozão das Antigas” subiu ao palco trazendo um repertório com os grandes sucessos do forró romântico. Com mais de dez anos de jornada, o grupo se orgulha de ser reconhecido como a  geração  responsável por continuar o legado de bandas que fizeram o gosto do povo desde a década de 90, e acreditam que as músicas encantam não só quem vivenciou a época. O vocalistas Diego Francis expressa esse sentimento: “São músicas que não ficam velhas. A gente da nova geração chega aos shows e encontra jovens cantando músicas dos anos 90, mesmo sabendo que o forró da atualidade tem um público diferente.”

 

Banda Forró das Antigas se apresenta no palco do Momento

                    Banda Forró das Antigas se apresentando no palco do Momento Junino

Não foi a primeira vez em que a banda se apresentou na Pirâmide, mas essa edição teve um gosto especial, e para Diego, foi uma honra encerrar o primeiro sábado de programa: “O Momento Junino remete toda cultura paraibana, e a gente chega nesse calor com eles cantando todas as músicas e mostrando um carinho imenso quando descemos do palco é impagável!”.

 Serão mais sete programas até junho e com a diferença na transmissão, que além da TV conta agora com o Live do Facebook e demais interações em redes sociais como aliado para a propagação da cultura nordestina. O gerente de Jornalismo da TV Borborema, Bastos Farias, está otimista e acredita que os contratempos, de atraso no início do Momento Junino em razão da organização, não irá afetar na qualidade apresentada. “A expectativa é muito boa. Agora que a gente deu o ponta-pé inicial para abertura extra-oficial do Maior São João do Mundo, com certeza, as outras edições do Momento Junino serão coroadas de êxito”, concluiu.

Em mais um ano, a apresentação do Programa aos sábados fica por conta da dupla Kalilka Vólia e Cléber Oliveira, repetindo a parceria iniciada em 2016. “Realizamos no ano de 2016 a melhor de todas as edições do Momento Junino e dada a importância da edição passada a responsabilidade aumenta para entregar aos forrozeiros algo ainda melhor! Fazemos hoje, o maior e melhor Momento Junino da televisão brasileira,” disse Oliveira.

Fotos: Kermelly Kelly
Reportagem: Ana Flávia Nóbrega, Max Marcel e Kermelly Kell

 

Comentários