A cidade de Campina Grande já vem dando a largada para as diversas programações disponíveis durante o período junino. Na manhã desta terça-feira (16), a edição 2017 da Locomotiva do Forró, que completa 20 anos de história, realizou seu lançamento e apresentou todas as informações para quem deseja “andar nos trilhos” no mês de junho. O famoso “Trem do Forró” é um dos atrativos para os turistas que desejam prestigiar o Maior São João do Mundo e para aqueles que adoram desfrutar do forró pé de serra, realizando uma viagem até o distrito de Galante. Esse ano algumas mudanças foram apresentadas no evento que aconteceu no Bodódromo Churrascaria e que além de um café da manhã regional para os convidados, proporcionou também o típico forró pé de serra. O lançamento contou com a presença do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, o vice-prefeito Enivaldo Ribeiro, uma equipe de secretários municipais e diversos convidados.
De acordo com a Autocar Turismo, que é responsável por administrar o passeio em parceria com a prefeitura, o trem fará sete viagens, que acontecerão nos dias 10, 11, 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de junho, com saída às 09 horas da manhã. Antes de iniciar o trajeto, os passageiros da locomotiva são recepcionados com um café da manhã, e podem apreciar as apresentações culturais ao lado do Museu do Algodão. O percurso inicia-se na Estação Velha em Campina Grande com destino ao distrito de Galante, e logo após a partida, a animação toma conta dos forrozeiros. Os vagões são bem equipados e contam com trios de forró, bares, banheiros e uma equipe de segurança para que o passeio seja tranquilo e todos passageiros possam aproveitar em clima de alegria junina.
Chegando ao destino final, o passageiro do trem ainda tem o espaço para dançar mais forró nos pavilhões montados no distrito, aproveitar também para experimentar de uma diversificada culinária regional e ainda visitar o museu ferroviário na estação de Galante. O museu é uma das novidades desse ano, que ainda está em fase de implantação, mas na primeira viagem do trem já poderá receber os turistas que vão de Campina Grande e do Brasil inteiro.
O coordenador comercial da locomotiva, Miguel Angêlo, também falou a respeito da importante parceria feita com a prefeitura, onde a locomotiva realizará um passeio no dia 02 de julho que beneficiará os estudantes da rede municipal de ensino. “Essa foi uma proposta do prefeito Romero Rodrigues que nós abraçamos. Os estudantes que jamais imaginaram fazer esse tipo de passeio agora vão poder fazer. O trem faz parte do patrimônio histórico cultural de Campina Grande e vale a pena para o estudante conhecer toda essa história”, salientou.
O prefeito Romero Rodrigues destacou a importância dos 20 anos do Trem do Forró que tem uma grande tradição e influência no Maior São João do Mundo. “É uma tradição muito forte, às vezes as pessoas saem de seus destinos exclusivamente para participar do passeio ferroviário, na realidade muitas compram pacotes, as caravanas que vem de outros Estados às vezes passam a noite viajando e pela manhã quando chegam já pegam o trem e saem para o distrito de Galante. Então é uma coisa imperdível, que não pode faltar, hoje o passeio se tornou imprescindível para a grandeza do Maior São João do Mundo”, ressaltou.
Romero enfatiza ainda o processo de urbanização e infraestrutura que está sendo realizado em Galante para atender melhor os turistas. “Já iniciamos a montagem da estrutura em Galante, estamos trabalhando com a implantação de um piso intertravado na lateral da via férrea onde se acumulava muita lama, até a extensão das imediações da Unidade Mista, além da implantação de uma nova iluminação na parte central do distrito. A rua Paraná vai ganhar pavimentação e asfalto, até para facilitar o acesso para o município de Fagundes que tem um grande fluxo de veículos para a Pedra de Santo Antônio, principalmente próximo ao dia dos namorados”, concluiu.
A prefeitura, através da secretaria de serviços urbanos também ficou responsável pela limpeza dos trilhos, recuperação do trecho e substituição de dormentes que é feita anualmente. Os vagões estão previstos para chegar na cidade no início do próximo mês, há ainda uma possibilidade de que a locomotiva fique permanentemente em Campina Grande permitindo que seja feito ao menos um passeio mensal.
As camisas para a locomotiva do forró, estão sendo vendidas na Autocar Turismo, que fica localizada na Rua Doutor Severino Ribeiro Cruz, nº 625 – Centro (em frente ao Museu dos Três Pandeiros), os ingressos variam de R$125,00 a R$150,00 de acordo com o lote de ingressos para cada data.
Mais informações nos telefones (83)3321-3521 ou (83)9.8658-0516.