Nesta quarta-feira, (24/05), aconteceu na Faculdade Maurício de Nassau, Unidade Estação Velha, a solenidade de abertura do 10° Festival da Pamonha, com o tema: “Contando Nossa História”. O evento trouxe um resgate e uma valorização da tradição nordestina através de comidas típicas, tanto tradicionais como de modo inovador, acrescentando outros ingredientes como abóbora, batata doce, dentre outros. Além da culinária aconteceram apresentações musicais e premiação com a “Comenda Maurício de Nassau”.
O Comenda Maurício de Nassau é uma premiação realizada a partir da resolução n°13, de maio de 2004 da Universidade e homenageia personalidades locais e tradicionais. Este ano, os homenageados foram o trio de forró “Os 3 do Nordeste” (formado por Tinho, Luka e Pingo), criado em 1972 por “Parafuso”(in memorian), que desde o ano passado recebe homenagens. O integrante Luka, filho de Parafuso e zabumbeiro do trio comentou com ânimo: “É muito gratificante receber essas homenagens e dar continuidade ao trabalho ‘e Parafuso.” Os atuais integrantes anseiam por fazer um forró pé-de-serra de qualidade, possuindo uma “roupagem jovem” que atraia a todos os públicos, trabalhando num repertório com músicas autorais do grupo e outras aclamadas pela massa popular e sobre isso Luka ainda acrescentou: “Essa mudança no trio foi muito boa, pois resgatou o que é realmente Os 3 do Nordeste. ”
A premiação ainda contou com a participação dos artistas Roninho do Acordeon e Gitana Pimentel, que além de prestigiarem a premiação, cantaram algumas músicas de seu repertório. Roninho comentou sobre a importância da homenagem e valorização dos artistas da terra: “Isso serve de incentivo para nós que estamos aqui, né? E ‘Os 3 do Nordeste’ é mais do que merecido. Eu conheci o Parafuso, tive o prazer de tocar com ele e sei que, com certeza, onde ele estiver está muito feliz. Eles são o melhor Trio de Forró pé-de-serra do mundo e merecem todos os nossos aplausos.”
Também presente e pela primeira vez, o atual secretário de Cultura da Prefeitura de Campina Grande, Joia Germano, comentou sobre a importância desse evento para a cidade de Campina Grande, lembrando que o festival trás toda uma bagagem cultural com elementos vividos nas tradicionais festas do Nordeste, e sobre estes valores culturais comentou: “Espero a maior atenção possível da administração pública e municipal e até mesmo dos campinenses, paraibanos. Que fortaleçam o São João, que é uma festa muito bonita, uma festa de paz, uma festa de harmonia e que traz uma alegria diferencial. Então isso é muito importante: Valorizar a cultura paraibana”, finalizou
O Festival de Pamonha este ano trouxe inovações como o concurso entre os alunos de gastronomia, o ‘Toque Dourado’, a preparação para o maior bolo de fubá do mundo, que ocorrerá no dia 2 de julho na Faculdade Maurício de Nassau, e barracas com diversos tipos de comidas criadas pelos alunos de gastronomia. A coordenadora dos cursos de Gastronomia e Nutrição, Janemary Malheiros, comentou sobre a preparação para o evento: “Este ano estamos mostrando toda nossa trajetória durante esses 10 anos de festival, e os alunos puderam expor seus trabalhos, seus conhecimentos e suas criatividades através do concurso Toque Dourado, das barracas, e na preparação para o maior bolo de fubá do mundo”.
VENCEDORES CONCURSO TOQUE DOURADO
Os vencedores do concurso Toque Dourado foram apresentados e premiados,pela a coordenadora. O concurso possuiu duas etapas, sendo a primeira com as equipes recebendo caixas pretas com ingredientes para que pudessem fazer um prato, destas restaram 5 equipes que tiveram a missão de fazerem um prato o qual obrigatoriamente deveria haver Pamonha, classificando dentre estas equipes as três vencedoras, que foram: “O nordeste em três sabores’, com o terceiro lugar; “Escondidinho Chique, com o segundo; e o “”Grupo Suflê, com o primeiro lugar. A aluna Lucineide Ramos disse: “Ficamos surpresos com o segundo lugar, nosso prato foi todo escondidinho, não apenas pela a receita do escondidinho, mas pela ornamentação também”. Além do concurso, os alunos puderam expor suas habilidades através de barracas e food trucks, onde eram comercializadas comidas preparadas pelos os graduandos. A aluna Samara Marques, integrante da equipe do food truck Taco Arretado, nos falou que: “Há muito tempo estávamos pensando de como seria as receitas já que tinha que conter ingredientes tradicionais nossos, então acrescentamos a esses ingredientes o taco mexicano, onde inovamos e demos um novo sabor aos pratos tradicionais.”
Hoje (25/05), o Festival da Pamonha continua trazendo Artista Adriano Ezequiel, que se apresentará, além de minicursos oferecidos sobre culinária e a participação de estudantes de outros cursos da faculdade através da venda nas barracas de comidas típicas. O evento se encerrará amanhã, sexta-feira ( 26/05).