Primeiro dia de gravação do Arrasta Pé Arapuan é marcado com poesia, Coco de Roda e Forró

Campina Grande, 29 de maio de 2017  ·  Escrito por Rafael Costa e Cássia Gomes  ·  Editado por Tamyres Dysa  ·  Fotos de Rafael Costa e Cássia Gomes

Dando início aos festejos juninos que antecedem o Maior São João do Mundo, o Sítio São João, localizado no bairro do Catolé, foi palco para a gravação do primeiro programa da edição 2017 do Arrasta Pé Arapuan, afiliada da RedeTV, na Paraíba. Tudo aconteceu neste domingo (28), e os shows ficaram por conta dos artistas Roninho do Acordeon, Biliu de Campina e Sandra Belê que colocaram o público para arrastar a chinela.

Exibido aos domingos durante o mês de junho, o Arrasta Pé Arapuan já está em sua 11ª edição e tem um cunho interativo, unindo música e poesia, a exemplo dos versos declamados pelo poeta Iponax Vilanova que faz o comando de apresentações juntamente com a apresentadora Marília Lima. Toda essa composição poética é utilizada para chamar as atrações ao palco e entre um bloco e outro, dando uma essência cultural mais forte ao programa.

Biliu de Campina levando seu ritmo ao público presente no Arrasta Pé Arapuan

Biliu de Campina levando seu ritmo ao público presente no Arrasta Pé Arapuan

Animado em estar mais uma vez apresentando o programa ao lado de sua companheira de palco Marília Lima, Iponax se diz muito otimista e revelou suas expectativas para esta edição. “A gente espera em cima de toda a polêmica que foi gerada por conta da programação de Caruaru e Campina Grande, mostrar que o que é nosso é melhor que o do outros. Todo ano a gente busca algo diferente mantendo a essência, que é a questão de não trazer muita coisa estilizada, de preferência nenhuma. Então a gente sempre procura trazer Biliu, Sandra, aqueles que aparecem, Roninho, Tom Oliveira, Amazan, Os Três do Nordeste, Santanna, Jorge de Altinho seguindo sempre nessa linha”, explicou Iponax.

O poeta que se diz ‘’está apresentador’’, destaca a importância do projeto envolta aos questionamentos sobre a valorização do forró. “A finalidade do programa é essa e mais do que nunca a gente tem que apostar na raiz, no que é nosso, para provar para os gestores e para todo mundo que a cultura tem que ser preservada”, expressou Iponax, que está no programa desde meados de 2007, época em que era transmitido diretamente da Feira Central de Campina.

 

Atrações musicais

O primeiro a subir ao palco do Arrasta Pé Arapuan foi Roninho do Acordeon, cantando sucessos de Alceu Valença, Luiz Gonzaga e Marinês. O músico também aproveitou para tocar algumas canções autorais e divulgar o seu mais novo disco intitulado “Todo Mundo Dança”, que conta com a participação de Biliu de Campina e outros grandes nomes da música regional.

Roninho do Acordeon toca os sucessos do seu mais novo CD Todo Mundo Dança

Roninho do Acordeon toca os sucessos do seu mais novo CD Todo Mundo Dança

Roninho falou da importância em estar dividindo o palco com Biliu e também sobre a parceria com outros músicos paraibanos. “Ter a participação de Biliu de Campina e João Gonçalves, um dos pilares da música nordestina, é uma responsabilidade imensa e eu vejo como uma missão muito árdua e difícil”, revelou o músico que recusou fazer shows na Europa para divulgar o seu disco e aproveitar os festejos juninos de Campina Grande.

Em seguida, o forró acelerado de Roninho do Acordeon deu lugar ao coco de improviso de Biliu de Campina, que com sua irreverência de sempre, fez o público presente cantar os sucessos de Marinês, a Rainha do Xaxado, e de Jackson do Pandeiro, além, é claro, dos sucessos “Embolada com T” e “Se Toque no Forró”. Em parceria com Iponax, o cantor aproveitou para declamar alguns versos e fez questão de citar e homenagear Raimundo Asfora.

A terceira atração do programa, por sua vez, foi Sandra Belê, que além de cantora também é atriz e apresentadora de TV e Rádio, está prestes a lançar seu mais novo clipe, com a música “Hoje Tem”, composta por Ilmar Cavalcante e Nanado Alves, e ainda planeja lançar dois discos. Segundo Belê, o primeiro será um álbum autoral, que deve começar a ser gravado nos próximos meses, já o segundo projeto trará a artista interpretando sucessos de Luiz Gonzaga. A previsão de lançamento é para o final deste ano ou no primeiro trimestre de 2018.

Foi a voz marcante de Sandra Belê que deu o tom de despedida ao primeiro programa da temporada 2017 do Arrasta Pé Arapuan. Cantando músicas dos seus trabalhos autorais, mas sem deixar de lado os sucessos que são a cara do São João, Sandra emocionou o público no encerramento do programa, ao cantar “Feira de Mangaio” de Sivuca e “No Meu Cariri” de Rosil Cavalcanti.

O Arrasta Pé Arapuan será transmitido aos domingos durante todo o mês de junho, sempre às 12h, pela TV Arapuan – canal 14, afiliada da Rede TV, na Paraíba.

Comentários