O São João de Campina Grande atrai turistas de inúmeras partes do país e do mundo. Na última semana, um grupo de holandeses visitou o Maior São João do Mundo. O grupo faz parte do Projeto “Vamos Brasil”, uma espécie de intercâmbio cultural que por aqui se chama “Viva Brasil, Holanda” mantido pelos missionários Redentoristas.
A estudante Rianne Van De Eden (19), que está no Brasil pela primeira vez, afirma que além das diferenças culturais existentes entre as duas nações, a diferença climática é o que mais causa espanto. “Aqui as pessoas são mais calorosas, mais simpáticas. Mas o que realmente choca é o calor que estamos aguentando aqui!”, afirma a holandesa.
Bart Schenkeveld (20), zagueiro da seleção sub20 da Holanda, afirma que está adorando a cidade e diz que a cultura local o encanta. “Chegar em uma cidade e vê-la completamente decorada com bandeirolas e objetos temáticos unicamente para uma festa é lindo. E agora estou aprendendo a dançar o tão comentado forró”, brinca.
Juntamente com o jogador estavam seu irmão gêmeo Job Schenveld (20) e Daan Books (20), que completavam o quarteto que visitou a cidade até a noite de ontem. Além de Campina Grande, os turistas que participam do projeto “Vamos Brasil” circularam também por outras partes do Nordeste, como Garanhuns, Natal e João Pessoa.
Edição: Lourival Salviano
Tradução: Ayron Santos