Tudo sob controle: Parque do Povo conta com diversos serviços

Campina Grande, 7 de junho de 2017  ·  Escrito por Frankllin Alves  ·  Editado por Tamyres Dysa  ·  Fotos de Ediva Costa
IMG-20170607-WA0018

                                                    Espaço de atendimento da GEVISA

Palco de grandes apresentações, o Parque do Povo é destino certo para milhares de turistas, a estimativa é que cerca de 2,5 milhões de pessoas passem pelo espaço durante os festejos juninos. E para garantir a tranquilidade e o bem estar dos frequentadores diversos serviços de utilidade pública são disponibilizados todas as noites.

O frequentador conta com os serviços do Procon, da Gerência de Vigilância Sanitária de Campina Grande – Gevisa, do Achados e Perdidos, da Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar, Bombeiros Militar e Civil, entre outros. E pode solicitá-los sempre que achar necessário.

Procon

O Procon atua na fiscalização de estabelecimentos comerciais e na checagem de denúncias. A observação ao cumprimento do Código de Defesa do Consumidor é feita pelos fiscais do órgão que trabalham em regime de escala. A orientação do Procon é que todos os comerciantes sigam o código e que a população fique atenta aos seus direitos, como por exemplo a consumação mínima. A reserva de mesas é proibida por lei e até pouco tempo atrás era uma prática comum no espaço.

Gevisa

A Gerência de Vigilância Sanitária de Campina Grande atua com inspeções sanitárias diariamente, além de oferecer informações e verificar a procedência das denúncias recebidas. Antes dos festejos juninos, os barraqueiros passam por um curso onde inspetores do órgão transmitem instruções sobre a manipulação e o condicionamento de alimentos e esse é um dos motivos para o pequeno índice de atuação no Parque do Povo.

Achados e Perdidos

Equipe do Repórter Junino visitando o Espaço Cidadão

Equipe do Repórter Junino visitando o Espaço Cidadão

Com um posto que funciona na réplica do telegrapho, o Achados e Perdidos é um dos setores mais procurados. Os documentos lideram a lista dos itens perdidos, mas por lá também é possível encontrar óculos, bolsas, chaves, enfim. Para resgatar o item perdido o usuário precisa fazer um cadastro junto ao órgão e é feita uma procura nos arquivos, após isso o dono do objeto é contactado para resgatar seu(s) pertence(s).

Os objetos entregue no Achados e Perdidos são remetidos para o posto fixo que funciona ao lado da integração. A servidora Marinalva de Oliveira nos relata o quanto é gratificante o seu trabalho e a importância do mesmo para as pessoas, em razão das inúmeras expressões de felicidade que já presenciou ao entregar um bem perdido.

Saúde

O Maior São João do Mundo conta com uma arrojada estrutura de saúde. Estão diariamente de prontidão equipes de médicos, enfermeiros e socorristas. Quatro ambulâncias auxiliam no transporte de pacientes, um desfibrilador para ocorrências mais graves, além de macas para atendimento e observação.

Equipe da secretaria de saúde de Campina Grande

Equipe da secretaria de saúde de Campina Grande

Segundo Ailma Barbosa, coordenadora do posto de pronto atendimento do Parque do Povo, a ocorrência mais comum é a de etilismo, que envolve principalmente pessoas do sexo feminino. Em casos mais graves, após triagem, o paciente é transferido para um dos hospitais da cidade. “Torcemos sempre para que todos os dias a festa ocorra na mais completa normalidade, mas sempre que necessário a equipe está apta para prestar o atendimento”, concluiu.

O quartel general do forró ainda conta com o serviço de policiamento ostensivo, com central de monitoramento por câmeras, segurança privada, bombeiros militares e civis e toda estrutura de divulgação radiofônica através das diversas emissoras espalhadas por lá, tudo isso para a maior segurança e comodidade dos seus visitantes.

Comentários