Hoje à noite, a Pirâmide Jackson do Pandeiro recebeu apresentações de duas quadrilhas infantis, a Arraial de Estrelinhas e Balancê de Cassimiro, ambas de Campina Grande. Por volta das 20h, os pequenos, com idades entre cinco e nove anos, tomaram conta da festa.
Elas fizeram todos os passos coordenados, fruto de muito ensaio, comandados pela marcadora Maria de Fátima. Também houve a encenação de um Casamento Matuto, que trouxe risos a todos os espectadores, já que os atores escolhidos eram as crianças mais jovens, de cinco anos, que apesar da idade mostraram-se muito entrosados e confiantes em cena.
Rosenildo Marques, pai de uma das crianças que estavam na quadrilha falou da importância de passar valores culturais para as próximas gerações: “Quando era menino, meus pais dançavam nas quadrilhas na zona rural e me incentivavam a dançar, hoje em dia eu faço o mesmo, quando deii um vestido de chita a minha filha de 6 anos ela gostou, ensaiou e resolveu dançar hoje, o que para mim é um orgulho”, ressaltou.
A dona de casa Janaina da Silva Costa veio com toda sua família ao Parque do Povo para prestigiar a apresentação do seu filho, ela contou que a maior vontade dele era poder se apresentar na Pirâmide na frente de todas as pessoas presentes no Parque do Povo. Janaína ainda fala que se sente feliz por poder ver a realização de um sonho do seu filho.
Desde cedo as crianças são apresentadas à cultura regional na tentativa constante dos resgates para que os costumes não se percam com o passar do tempo. É possível notar que a comunidade e os pais estão fazendo sua parte na construção dessa identidade cultural ao longo do desenvolvimento infanto-juvenil.
Edição: Carmem Nascimento
Imagens: Walter Miro