A manhã deste sábado, 10 de junho, começou chuvosa na Rainha da Borborema. Mas isso não foi motivo para desanimar os forrozeiros de plantão que compareceram em grande número no quinto programa da décima oitava edição do Momento Junino, que este ano homenageia o zabumbeiro Parafuso, fundador da Banda Os Três do Nordeste, falecido em 2016.
Uma das novidades deste sábado, foram as arquibancadas presentes no espaço onde ocorrem as gravações do programa. Desta forma, o público teve acesso livre para assistir as atrações especiais que se apresentaram, durante todo o tempo, enquanto os apresentadores Kalilka Vólia e Cléber Oliveira mostravam desenvolvimento e simpatia no comando da atração. o Trio Adriano Ezequiel e a Quadrilha Explosão das Estrelas também garantiram a animação de todos os que estavam presentes.
O momento junino ainda contou com a presença de quarenta alunos do quarto e do quinto ano do Instituto Virgem dos Pobres do município de Mogeiro, que vieram pela segunda vez ao evento a convite dos organizadores. Esses alunos fazem parte de uma orquestra de flauta, que este ano presta tributo ao Maracatu Nordestino.
Walkyria Santos foi a primeira atração do programa, a cantora que não pôde comparecer no sábado passado, 03 de junho, fez questão de se apresentar hoje. “Pra mim é uma satisfação grande, eu recebi o convite pra vir sábado passado e não pude chegar a tempo, então hoje fiz questão de pagar minha dívida”; diz em tom bem humorado antes de subir ao palco. Durante sua aguardada apresentação, Walkyria Santos animou a galera com grandes sucessos da época em que fazia parte das bandas Solteirões do Forró e Magníficos, na qual ficou nacionalmente reconhecida. Além de mostrar seu novo repertório de sua carreira solo.
A cantora campinense Janine Lima, com sua banda subiu ao palco logo em seguida mostrando sua emoção de estar por mais um ano se apresentando ao público fiel do Momento Junino. A artista que tem mais de 20 anos de carreira, é conhecida por se apresentar nos mais diversos eventos: formaturas, casamentos, aniversários, etc. Apesar da agenda sempre cheia, fora dos palcos ela consegue assumir sua outra profissão, a enfermagem. “Durante a semana estou atuando como enfermeira, coordeno a vigilância alimentar e nutricional do município. Mas também dou conta dos ensaios, e da organização da banda”. Diz Janine Lima empolgada com mais uma participação no programa.
A penúltima apresentação foi do cantor e sanfoneiro Ranniery Gomes que já esteve presente em outros anos. Suas canções estilizadas não deixaram ninguém parado. “Para mim é uma honra estar a vários anos participando do Momento Junino, ano passado infelizmente a gente não pode estar presente por conta da agenda, mas sempre que somos convidados é uma imensa honra”. Fala o cantor com prazer e alegria por animar a festa por mais uma edição.
Os integrantes do Forrozão Kárkara – O Pipoco do Trovão foram os últimos a se apresentar. A banda é uma das atrações pioneiras do Momento Junino. O show contagiou a todos com sua apresentação irreverente. O público presente dançou e cantou todas as músicas, sem demonstrar cansaço.
Todos os artistas expressaram grande honra e satisfação por participar desta edição do programa que homenageia Parafuso. A emoção foi evidente na fala de Vam, sanfoneiro e vocalista do Forrozão Kárkará. “Fiquei imensamente triste ao receber a notícia do falecimento de Parafuso. Tive a oportunidade de ter participado de um último show que ele fez antes de sair em turnê pela Europa. Foi uma tristeza, mas tive a chance de abraça-lo antes de seu falecimento, e realmente até pareceu um abraço de despedida. E estar aqui hoje nesse programa especial, me deixa muito feliz e emocionado”; relata Vam com um misto de sentimentos.
Durante as duas horas de forró a animação se fez presente. Os casais das mais diversas faixas etárias dançavam agarradinhos, e os desacompanhados improvisavam passos animados. O calor do forró não permitiu ninguém ficar parado, espantando o frio da chuva que ia e vinha parecendo seguir o ritmo do fole do sanfoneiro. Para os amantes e fãs de carteirinha do Momento Junino, fica o contentamento de ter desfrutado de mais um programa e, a ansiedade para a folia forrozeira que está programada para o próximo sábado, 17 de junho, na Pirâmide do Parque do Povo.