Segundo Arraial da Itararé 2017 surpreende com novidades da cultura popular

Campina Grande, 11 de junho de 2017  ·  Escrito por Tamyres Dysa  ·  Editado por Ana Flávia Nóbrega  ·  Fotos de Yasnaya Delly

DSCN9136

       O futuro da musicalidade popular nordestina vem gerando uma polarização de opiniões ainda maior nos últimos tempos. Muitos acreditam que há uma disputa de espaço entre os artistas que trazem novos ritmos e aqueles com nomes mais tradicionais e longas datas no mercado, porém, surpreendentemente, existem inúmeros artistas jovens e projetos que não só defendem a cultura popular nordestina, como produzem as próprias obras poéticas de forma inovadora. Unindo o útil ao agradável, o Arraial da Itararé levou essa diversidade aos palcos e realizou ao mesmo tempo a preservação e exaltação da cultura regional.

Comandado pela voz e performance da cantora Sandra Belê, juntamente com a mediação dos personagens Jerimum’ (encenado por Carlos Almeida) e ‘Xique-xique’ (de Emerson Tomaz), o segundo programa do Arraial da Itararé 2017 aconteceu neste sábado (10), no Garden Hotel. O programa (Realizado pela TV Itararé, afiliada da TV Cultura na PB), tem como prioridade exaltar a cultura nordestina, como também de levantar nomes da cultura local. Artistas como Walkyria Santos, grupo Candeeiro Natural, A dupla de emboladores Lua Nova e Condor, o trio de mulheres As Favoritas, e o grupo Forró Deboche foram algumas das atrações que subiram ao palco do Arraial no sábado e agitaram os convidados presentes. 

Cantora Sandra Belê mediando o Arraial

Cantora Sandra Belê mediando o Arraial

Toda a decoração do programa encena um ambiente mais simples e fiel às características presentes no interior nordestino, proporcionando aos convidados a sensação de voltar um pouco ao passado, e remetendo também ao verdadeiro clima junino. A culinária também acompanha a proposta estética do ambiente, pois até mesmo o caldo de cana é servido em copos grandes de alumínio, como frequentemente acontecia e ainda acontece nas feiras populares das cidades pequenas do Nordeste. E para que tudo fique ainda mais completo, os convidados em sua grande maioria também utilizam vestes juninos para acompanhar o programa e aproveitam as atrações do palco para dançar um arrasta pé e cantar as canções mais clássicas do São João.

A banda Candeeiro Natural, formada por jovens músicos, apresenta uma proposta musical que mistura o reggae com características da música nordestina, e acabou levando essa junção para o palco do Arraial da Itararé com boa receptividade do público. O vocalista Gabriel Caminha contou a equipe do Repórter Junino sobre a importância em participar do programa. “É fantástico esse projeto que ajuda a gente a manter a nossa cultura e a nossa arte, e a TV Itararé valoriza muito isso, pois vemos que as vezes a juventude está deixando escapar”, ressaltou ele.

Grupo Candeeiro Natural pela primeira vez no Arraial da Itararé

Grupo Candeeiro Natural pela primeira vez no Arraial da Itararé

Já a cantora Walkyria Santos, logo após a sua apresentação, fez uma análise sobre como foi subir ao palco do Arraial e sobre a influência do programa para a Cultura Nordestina. “Eu acho que não só o mês de junho, mas o ano inteiro a gente vive o São João, o Nordeste vive das músicas que a gente canta, porém nesse mês a gente aflora bem mais. Foi um prazer ter participado desse programa, a galera cantou tudo, a gente reviveu grandes momentos e foi tudo lindo”, afirmou Walkyria.

Cantora Walkyria Santos em entrevista após sua apresentação

Cantora Walkyria Santos em entrevista após sua apresentação

Durante o programa são anunciadas parte da programação de Campina Grande que também remetem questões culturais da região. A professora Eneida Agra Maracajá estava presente como convidada e juntamente com os apresentadores do programa, mencionou o carinho pelo evento “São João do Carneirinho” que possui uma proposta consistente em abordar as questões religiosas das festas Juninas e enaltece os Santos homenageados dessa época. O “São João do Carneirinho” é um projeto idealizado por Eneida Maracajá e conta com atrações musicais anualmente.

Não parando por aí, o programa conta com dançarinos de quadrilhas juninas, interpretação de personagens como Santo Antônio e muita poesia em diversos aspectos, além do improviso dos convidados que não conseguem conter a alegria quando inicia o tradicional forró pé-de-serra. Toda essa composição do Arraial da Itararé você também pode conhecer através das plataformas digitais do próprio canal, acessando o site www.tvitarare.com.br e ficando por dentro de tudo que rolou no evento e na programação da TV.

Professora Eneida Maracajá presente no Arraial da Itararé

Professora Eneida Maracajá presente no Arraial da Itararé

Comentários