Sirano e Sirino, Gil Bala e Biliu de Campina: São João tá diferente, tá melhor?

Campina Grande, 11 de junho de 2017  ·  Escrito por Mayara Bezerra, Mateus Araújo e Ricardo Jr.  ·  Editado por Valtyennya Pires  ·  Fotos de Mateus Araújo
Os irmãos Sirano e Sirino animam o palco principal do Parque do Povo.

Os irmãos Sirano e Sirino animam o palco principal do Parque do Povo, na noite do dia 10.

Início de mais uma noite que promete ser agitada no Quartel General do Forró. Pessoas de diversos lugares e faixas etárias se encaminham para os festejos. Antes disso, são submetidas a uma revista na portaria, uns seguem seu caminho em direção ao espetáculo junino, outros – barrados pelos estereótipos e/ou menoridade – se veem obrigados a voltar para casa sem forrozear.

Aos poucos, o público vai chegando ao Parque do Povo. O começo da noite é propício para um programa bem familiar, onde as pessoas procuram desfrutar tranquilamente do que é ofertado no local. Boa comida, artesanatos, cenários ideais para uma boa fotografia e tantas outras coisas que enchem os olhos de quem por lá passa. Haydii Eusébio (34), Aloísio Fernandes Junior (34), pais da pequena Júlia Gabriela (3), preferem vir mais cedo à festa para evitar o grande fluxo de pessoas que toma o Parque do Povo mais tarde. Eles falaram a respeito da apresentação mais aguardada da noite: “Gil Bala… Gil Bala eu não sei nem quem é, tu conhece?” – fala Aloísio entre risos – sua esposa Haydii responde:  “Eu já ouvi falar, mas eu nunca fui pra show dele não, eu também não gosto do gênero musical”.

O Maior São João do Mundo na noite do dia 10 com o Parque do Povo lotado.

Parque do Povo lotado.

São aproximadamente 20h30min, Coroné Grilo & Roberto Moraes acabam de subir ao palco. Conhecido pelo seu figurino característico, o “Coroné” usa um fraque amarelo e uma garrucha, – arma antiga munida de pólvora – pendurada no cinto, lembrando os antigos coronéis. E enquanto lentamente gira a roda gigante, meia dúzia de casais ocupam a frente do palco e dança ‘dois pra lá e dois pra cá’ ao som do forró autêntico e caricato do Coronel.

Também marcaram presença no palco 360º os cantores e irmãos cearenses Antônio Sirano Cavalcante Lopes e Sirino Cavalcante Lopes, uma das poucas duplas de forró do País. Sirano foi o primeiro a fazer carreira musical, lançando seu primeiro disco em 1988. Dez anos depois, em 1998, seu irmão Sirino passou a se apresentar, e os dois formaram assim, a dupla Sirano e Sirino.  Uma curiosidade à respeito de Sirano, é que ele é capaz de tocar duas músicas ao mesmo tempo na sua sanfona, no teclado “Asa Branca”, nos baixos “A volta da Asa Branca”, ambas músicas de seu grande ídolo Luiz Gonzaga.

Desde que as atrações do palco principal foram anunciadas, sem dúvidas, a participação do cantor Gil Bala foi uma das mais comentadas. As críticas logo surgiram e ecoaram para todos os lados, as opiniões foram das mais diversas. A questão da descaracterização cultural, que rege o São João, veio à tona gerando polêmica. “Está sendo muito satisfatório poder mostrar o meu estilo no Maior São João do Mundo; uma honra para mim”, fala animado o artista. Apesar do intenso julgamento popular, a atração mais esperada da noite entrou no palco por volta das 23h40min e a multidão que já tomava o Parque do Povo vibrou ao som de suas batidas pesadas.

A essas horas Dona Socorro Castro já havia ido embora, ela, assim como tantas outras pessoas,  veio assistir ao show de Biliu de Campina, que segundo conta, “é um autêntico pé de serra”. A senhora de 71 anos de idade comenta sobre a polêmica em relação a diversidade de estilos que integram o Maior São João do Mundo: “eu não gosto dessas outras bandas que estão se apresentando, não é o momento. O mês de Junho é pro Forró”.

Íris Rumão da Silva, com seus 21 anos de idade e a boca pintada de um batom rosa choque, é uma das fãs de Gil Bala que topa falar com a nossa equipe. Questionada sobre a variada programação da noite, ela conta: “Achei perfeito, foi o melhor ano […] vim assistir o show de Gil Bala pra dançar”.  Íris conta ainda que o seu grupo de amigos costuma sair de casa cedo para ir ao ‘PP’, por volta das 19h30min.  A volta para casa é incerta, afirma a jovem: “aí não tem hora”.

O Maior São João do Mundo na noite do dia 10.

O Maior São João do Mundo na noite do dia 10.

Do mais velho ao mais novo, entre atrações tradicionais e outras nem tanto, todos têm direito à diversão. Há quem defenda o São João Tradicional, o forró pé de serra, mas há também quem concorde que o evento deve ser pensado para todos os tipos de público, e dessa vez foi. O Maior São João do Mundo reúne todos os estilos musicais e Gil Bala traz o que os jovens querem ouvir. “Se fosse há algum tempo atrás eu responderia de outra forma, hoje em dia eu mando beijos pra quem me critica e dou a resposta no meu show”, assim diz o cantor reagindo aos comentários.

À parte as discordâncias, o corpo continua dançando, às vezes ao som do pé de serra, outras ao som do batidão. O importante é que o São João é bom e todos os anos procuramos fazer com que ele seja melhor!

 

 

 

Comentários