Locomotiva Forrozeira: dos trilhos do desenvolvimento para os do entretenimento

Campina Grande, 11 de junho de 2017  ·  Escrito por Frankllin Alves Lima  ·  Editado por Djane Assunção  ·  Fotos de Joyce Lima

_MG_0784

02 de outubro de 1907 é um marco histórico para a cidade de Campina Grande, pois na inauguração da estação ferroviária da cidade chegava o primeiro trem, a máquina 03 da empresa Great Western. Esse fato foi de total importância para o desenvolvimento local que transformou a cidade em um importante centro urbano nordestino.

O trem possibilitou por muito tempo o progresso econômico e cultural de Campina Grande e hoje, além de atrair turistas do país inteiro e, porque não dizer do mundo, proporciona a alegria de vários forrozeiros, através da locomotiva do forró, que esse ano comemora 20 anos de existência.

A primeira viagem da locomotiva esse ano aconteceu neste sábado(10). A composição com cerca de 07 vagões conduziu forrozeiros da cidade de Campina Grande ao distrito de Galante. Uma verdadeira festa regada de muita alegria e disposição ao som do autêntico forró pé-de-serra.

_MG_0621

Alunos do Instituto Virgem dos Pobres em apresentação

Ao chegar na estação ferroviária, no bairro da estação velha, os turistas foram recepcionados com a apresentação cultural dos alunos do Instituto Virgem dos Pobres, que fizeram apresentações de música, instrumentos e dança. Também foi servido aos forrozeiros um atrativo café da manhã.

Uma das novidades deste ano foi a montagem de um estande com serviços de customização de camisas. Os clientes que optaram personalizar as camisetas recebiam suas peças entre 5 e 15 minutos. Mikaele Souza foi uma das turistas que optou pelo serviço. Segundo ela, além da praticidade e rapidez, o profissionalismo conta muito e o custo é bem atrativo. A turista desembolsou o valor de dez reais pela personalização.

Segundo Evandro Filho, representante da loja Tem Jeito e responsável pelo estande, a parceria no local surgiu na namoradrilha e estendeu-se para o trem do forró a convite dos seus organizadores. “O cliente chega aqui e customiza sua camiseta dando mais personalidade a mesma. O serviço é rápido e prático. Graças a Deus, sucesso absoluto”, pontuou.

_MG_0666

Grupo de cearenses que viajaram com a locomotiva forrozeira

Animação é requisito obrigatório para participar da festa, e isso não faltou a um grupo de cearenses que há 12 anos frequenta a Locomotiva Forrozeira fantasiados. Entre espantalhos, bobo da corte, policial e outros, eles chamaram atenção. Entrevistas e pedidos de fotografias é algo comum na rotina do grupo.

De acordo com Antônio Salvador, um dos fantasiados, a ideia surgiu a através de uma brincadeira entre amigos. Seis casais vieram fantasiados e foi sucesso absoluto. Todos os anos são confeccionadas fantasias diferentes para o grupo que já possui 21 casais. Ele atribuiu o sucesso ao reconhecido talento que os cearenses tem para o humor. “O cearense em si já é uma comédia e queríamos chegar aqui diferente, e não pode ter vergonha, se tiver vergonha não é cearense. Nós fazemos a festa acontecer, viver um momento mágico, pois na vida o que importa é ser feliz e brincar”, destacou.

Exatamente às 10h chegou a estação de Campina Grande a Locomotiva Forrozeira, seu apito fez a multidão se alegrar, a hora da partida estava próxima e filas foram formadas para o embarque. O trio de forró animava os frequentadores e a ansiedade tomava conta do público. Muitos retardatários ainda conseguiram embarcar, outros ficaram para trás, já que exatamente às 10h30m o trem partiu para o distrito de Galante.

_MG_0645

Crianças se arriscando para subir na locomotiva

Uma cena lamentável aconteceu na chegada do trem a estação, enquanto a locomotiva se movia, crianças corriam em cima da mesma, o risco de uma acidente era grande e foram em vão os inúmeros pedidos, realizados pela segurança, para que as mesmas descessem.

A 20ª edição da locomotiva forrozeira conta esse ano com o vagão vip ornamentado com temas juninos. Na primeira viagem, o mesmo foi destinado a jornalistas, autoridades e convidados. Um serviço de open bar de caipirinha funcionou em caráter especial nesse dia, as demais bebidas eram servidas mediante pagamento.

Cada vagão conta com um trio de forró e os forrozeiros dançam e cantam ao som da tradicional música nordestina. No vagão vip, além do trio, a cantora Gitana Pimentel fez alguns  contribuições com sua voz marcante. Mesmo tendo show em Galante ela fez questão de deslocar-se na locomotiva forrozeira. “Ai que alegria! Estou muito feliz e muito honrada por participar desse primeiro vagão vip como convidada especial, estou curtindo muito, pois sou apaixonada pela locomotiva, tenho show em Galante, mas fiz questão de vir aqui nessa energia já para chegar lá com tudo”, disse Gitana com seu carisma peculiar.

_MG_0700

Gitana Pimentel animando os forrozeiros

Por volta das 12h40m a locomotiva chegou ao seu destino. O distrito de Galante estava em festa e Gitana já se apresentava no palco principal e colocava a multidão para dançar. A cantora, com muito profissionalismo, desceu um pouco antes da Locomotiva Forrozeira chegar ao seu destino, justamente para evitar atraso na apresentação e não deixar o público esperando. Ela cantou sucessos da música paraibana música com um envolvente repertório.

Enquanto a locomotiva manobrava para realizar a viagem de volta, os forrozeiros se divertiam nas palhoças e palco principal. Outros aproveitavam para saborear as delícias oferecidas pelas barracas e restaurantes montadas no evento. A Polícia Militar da Paraíba, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e agentes da Lei Seca eram responsáveis pela segurança da festa, que transcorreu sem maiores alterações.

“A locomotiva agradou e muito”, essa é a opinião da catarinense Tânia Wensing Lole, natural de Armazém-SC, ela externou o encanto pela locomotiva e a receptividade do povo paraibano. A turista está na cidade acompanhada do marido, eles escolheram o Maior São João do Mundo pela representação nordestina que a festa tem. Dos turistas ouvidos pela nossa reportagem, a receptividade do povo campinense foi citada em todas as entrevistas, o acolhimento é destaque absoluto na opinião de turistas de todos os lugares do Brasil. Essa característica é essencial para a realização dos eventos na cidade.

_MG_0752

Ornamentação dentro dos vagões da locomotiva

Por volta das 15h a locomotiva forrozeira despedia-se de Galante, passageiros embarcaram de volta ao destino inicial, uma viagem de aproximadamente duas horas. A volta é mais tranquila em alguns vagões, em outros a animação ainda prevalece, mas em nada parecida com o entusiasmo da ida, pelo menos neste dia de viagem. Na volta as pessoas conversam mais, descansam e aproveitam para apreciar a paisagem que em determinados pontos, é de uma beleza que encanta. Os trios de forró continuam a animar e os que não se deixam abater pelo cansaço aproveitam cada música tocada. Ao final da tarde a locomotiva chega à estação e os turistas são recepcionados por mais forró.

Nessa comemoração de 20 anos de existência a locomotiva do forró também fará viagens nos dias 11,17,18, 23, 24 e 25 e a expectativa é que o evento seja melhorado a cada ano. A oportunidade de dançar um forrozinho no balanço do trem é única e marcante.

Confira a reportagem em vídeo feita no Trem do Forró

Comentários