Três irmãs que herdaram do pai o gosto e o talento para a música nordestina compõem o trio As Favoritas que se apresentou na palhoça Zé Lagoa, nesta quarta-feira (14). Há 16 anos, elas apresentam-se em todas as edições do Maior São João do Mundo.
O Parque do Povo é um lugar que reúne vários tipos de artistas locais – dos mais consagrados aos mais anônimos, mas ambos tradicionais dos 34 anos de São João de Campina Grande. Os Três do Nordeste, Biliu de Campina e Tom Oliveira são exemplos dos mais famosos. Por outro lado, o trio As Favoritas formado pelas irmãs Ana Paula (sanfona), Ana Cristina (zambumba) e Ana Lígia (triângulo) está unido na música tradicional nordestina há 16 anos e está sempre presente na programação do São João campinense.
Apesar de menos conhecidas pelo grande público, elas não deixam de chamar atenção pela sua identidade única. As três tocam com um figurino igual: vestidos de bolinhas de cores diferentes que lembram os anos 1980. Todas são moradoras de Campina Grande e se apresentam desde crianças, quando tocavam acompanhadas do pai, conhecido como Tuta Sanfoneiro. “Quando elas eram crianças vinham ver o pai se apresentar. Em casa, seu Tuta repassou seu dom às meninas. A família tem um grande talento para o forró pé de serra”, explicou Wagner Gomes (34) produtor do trio.
As apresentações do grupo acontecem somente durante os festejos juninos. No resto do ano, elas conciliam os ensaios com suas atividades profissionais. Ana Cristina e Ana Flávia são produtoras de vendas e Ana Paula, cabelereira. As Favoritas exibem-se seguidamente no Parque do Povo desde a 19ª edição do evento.
O Quartel General do Forró conta com duas palhoças: a Genival Lacerda e a Zé Lagoa. Ambas são redutos da música tradicional nordestina e possuem atrações que reúnem o forró pé-de-serra. Nelas, é possível encontrar diversos trios de forró que cantam durante este mês de junho. Segundo Wagner Gomes, a agenda de As Favoritas fica cheia ao longo dos 30 dias da clássica festa junina local. “Durante todo o mês, elas estão com dezenas de apresentações programadas, em Campina Grande e região. Por pertencerem a uma família de sanfoneiros nunca ficam sem se apresentar”, complementou o produtor do grupo.