Festa Junina : Uma Tradição Familiar

Campina Grande, 26 de junho de 2012

Na noite do último sábado (23) mais de cem mil pessoas lotaram o Parque do Povo para conferir a apresentação da cantora Elba Ramalho, segundo a organização do evento. Mas ainda são muitas as pessoas que preferem passar a véspera de São João em suas casas, brincando, comendo, dançando e se divertindo em família.

É o caso da aposentada, Enedina Gomes Bezerra, que desde quando veio do sertão há quarenta e cinco anos reúne toda sua família para comemorarem as festas juninas. “São João é a melhor tradição da vida, ainda mais quando a gente reúne filha, genro, neta e as amigas”, disse a aposentada.

João Lourenço em aniversário de 80 anos

Durante todo ano a casa de Dona Nedina (como e carinhosamente chamada pelos conhecidos) é local para o encontro de todos os parentes e amigos, em festas como Natal e Páscoa, mas é durante o mês de junho que essas reuniões semanais ganham um toque especial, com direito a decoração junina (feita pelas filhas e netas) e fogueira nos dias principais . “Apesar de cada um trazer seu pratinho eu acordo cedo, por volta das cinco da manhã pra deixar a casa e o resto das comidas todas prontas”, revela .

Com descontração e alegria umas das filhas de Dona Nedina, Margarida Gomes Leal, relembrou as estripulias da sobrinha Aline Gomes durante os festejos juninos, “a gente passava parte da festa cuidando das queimaduras dela”, relatou Margarida.

Outra família que não deixa a noite de São João passar em branco é a família do senhor João Lourenço da Silva Filho, que além de comemorar o dia do seu santo xará, reúne toda a família para cantar parabéns para ele que nasceu no dia 23 de junho. “ Completo 80 anos hoje, e pra comemorar junto comigo vem gente de todo lugar, João Pessoa, Fortaleza (CE) e até de Alagoas”, falou o aniversariante entre abraços e entrega de presentes.

Imagens : Felipe Valentim
Edição: Lidianne Costa

Comentários