II Mostra Internacional de Acordeons em CG

Campina Grande, 26 de junho de 2012

Está sendo realizada em Campina Grande até o dia 1º de julho, a II Mostra Internacional de Acordeons, evento que tem parceria com os fabricantes – Leticce (Brasil) e Michael (China) .

Na Mostra que acontece em um dos shoppings da cidade, o público poderá conferir vários modelos e cores do instrumento, além de peças que compõem o acordeon, que tem uma variação de preço de 9 a 16 mil reais. Segundo Marineide de Azevedo, Gerente de Produção da Leticce, quem entra pela porta que dá acesso à rua Otacílio Nepomuceno, acaba  passando e dando uma olhadinha nos instrumentos, perguntando os preços e mostrando interesse em vê-los sendo tocados por alguém que esteja no local.

Peças que compõem o Acordeon

O campinense Júnior Moraes é prova disso. Ele já havia visitado a exposição e voltou para que seu amigo Wildicley Silva também pudesse prestigiar e retornar para o Rio Grande do Norte conhecendo o instrumento: “Este é um ícone da música nordestina, da cultura da nossa região, e era muito importante que para completar as visitas ao São João de Campina Grande, os visitantes viessem à mostra de acordeons, para ver tantos instrumentos de perto e também suas peças”, disse Júnior.

Para Wildicley, a visita foi muito proveitosa. Ele fala que foi um dos pontos altos da passagem pela cidade Rainha da Borborema: “Não é todos os dias que temos a chance de ver um acordeon assim de perto, suas peças dispostas e com explicações sobre o que cada uma faz, essa visita foi uma das passagens mais enriquecedoras desta viagem ao São João de Campina Grande”, destacou. 

A exposição acontece no Boulevard Shopping, localizado na Avenida Severino Bezerra Cabral, n° 1050, bairro do Catolé. Os horários de visita são de segunda a sábado, das 10h00 às 22h00 e nos domingos e feriados, das 14h00 às 20h00. 

Sobre o acordeon

Ele chegou ao Brasil pelas mãos de italianos e alemães e foi direto para os estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Pelos lugares que passou, o Acordeon foi ganhando características locais e diferentes denominações, no Nordeste  ficou conhecido como sanfona , a grande companheira do “Rei do Baião” .

Luiz Gonzaga foi responsável por popularizar o instrumento e abriu o caminho para grandes nomes como Dominguinhos, Zé Calixto, Sivuca , Pinto do Acordeon, Waldonys, Flávio José e outros que assim  como ele tiveram paixão por um dos grandes símbolos da cultura nordestina.

 Edição: Mayara Medeiros
 Imagem: Carmem Nascimento 

Comentários