Grupos de trabalhos são apresentados no segundo dia do Folkcom 2017

Campina Grande, 29 de setembro de 2017  ·  Escrito por Tamyres Dysa  ·  Editado por Erica Ribeiro  ·  Fotos de Joyce Lima e Coordenação Audiovisual Folkcom

Seguindo o roteiro de programação, o Folkcom realizou na manhã desta quinta-feira (28), as apresentações dos cinco GTs (grupos de trabalhos) que estavam disponíveis no edital do evento, contando com mais de vinte e cinco trabalhos aprovados na seleção. Alunos e professores participaram dos debates do XIV Seminário dos Festejos Juninos do Contexto da Folkcomunicação e trocaram ideias a respeito das temáticas debatidas.

GT5 PEDAGOGIA E JORNALISMO CULTURAL

GT5 Pedagogia e Jornalismo Cultural

Por volta das 8h da manhã, deu-se início ao segundo dia do Folkcom na central de aulas da UEPB que contou também com convidados para compor as discussões dos GTs disponíveis, sendo eles: GT1 Educomunicação e Folkcomunicação, GT2 Comunicação, educação e desenvolvimento, GT3 Movimentos sociais, festejos juninos e dinâmicas educativo-culturais, GT4 Folkcomunicação nos contextos religiosos, GT5 Pedagogia do jornalismo cultural.

Pela primeira vez, o Folkcom contou com o tema trazido pelo GT4 que veio abordando a folkcomunicação nos contextos religiosos. O grupo de trabalho foi coordenado pelos professores Luiz Custódio e Osvaldo Meira Trigueiro, ambos ficaram admirados com a produtividade dos projetos apresentados, “É um grupo de trabalho que foi aberto pela primeira vez no Folkcom este ano e, pelo que estamos vendo, ainda terá muito pela frente… Todos os trabalhos estão indo além do tempo estipulado pelo debate produtivo”, enfatiza o coordenador no momento das apresentações.

Professor Osvaldo Meira

Professor Osvaldo Meira coordenando o GT4

 

Já o professor Osvaldo Meira aproveitou a oportunidade para apresentar um de seus trabalhos de pesquisas, intitulado A festa das Neves em Portugal, onde realizou uma análise comparativa entre a comemoração dessa festividade em várias localidades de Portugal com a festa que ocorre na capital João Pessoa-PB e demais festas populares do Brasil, fazendo também observações sobre os movimentos culturais que o nosso país herdou de Portugal e que permanecem até os dias de hoje.

Valtyennia Pires no GT5

Valtyennia Pires na apresentação do GT4

 

A estudante Valtyennya Pires realizou uma pesquisa sobre “Crenças, rezas e louvores: Narrativas de fé na comunidade Matias, PB e, após a apresentação, fez uma avaliação da proposta trazida pelo GT, “foi essencial discutirmos os contextos religiosos num todo, não focando apenas em uma religião e também por abordar temáticas importantes para compreendermos como a religião é necessária no entendimento da Folkcomunicação”, afirma. “Meu trabalho, juntamente com a professora Robéria Nádia, buscou apresentar, descrever e discutir como as práticas, crenças, ritos e louvores ainda continuam presentes no contexto rural através do catolicismo popular.” Ela ainda reitera que é preciso refletir sobre como estas práticas particulares do catolicismo ressignificam e ressocializam os sentidos do sagrado, “é importante refletir como essas práticas se estendem entre os familiares e se perpetuam dentro deste contexto familiar”, explicou a estudante a respeito do que foi abordado em seu trabalho. Além do GT4, Valtyennya também escreveu uma proposta de trabalho no GT2 que tinha como temática “Comunicação, educação e desenvolvimento”, mas que foi representado por outros integrantes da pesquisa no momento da apresentação.

A tarde do segundo dia do Folkcom 2017 contou com uma Mesa Redonda sobre “Folkcomunicação e Cultura Popular nas práticas pedagógicas de educação básica” e o evento seguiu com a programação noturna em que outra Mesa Redonda discutiu sobre “Jornalismo cultural e manifestações da cultura popular regional”, além de lançamentos de livros, como o do pesquisador Roberto Benjamin com a obra Pesquisas, andanças e legado.

O evento finaliza as atividades da edição 2017 nesta sexta-feira com mais Mesas Redondas e solenidade de encerramento.

FOTOS/Coordenação Audiovisual Folkcom

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