Na noite desta quinta feira (24), ocorreu na Choperia083, situada no bairro do Catolé o concurso que premiou comerciantes que melhor decoraram seus comércios no Parque do Povo em 2017. O evento teve organização e apresentação dinâmica e bem-humorada de Lucinei Cavalcante – presidente da associação dos comerciantes do São João de Campina Grande. A trilha sonora ficou por conta do trio “Os Anselmos” – vencedores do concurso Arretado Star, que tocaram o típico forró pé de serra animando participantes e convidados.
A imprensa Campinense também estava presente no local assim como patrocinadores que ajudaram na organização. A equipe do Repórter Junino também acompanhou o evento em suas plataformas digitais ao vivo. Participantes se preparam boa parte do ano para trazer novidades e criatividade em cada detalhe. “Esse evento é de total importância pois a gente está reconhecendo o esforço que os comerciantes têm em decorar suas barracas, embelezar a festa, e também pode engrandecer mais ainda a questão do embelezamento não só do parque do povo, mas de toda a cidade.”, frisou Lucinei.
Categorias
Os prêmios eram divididos em categorias, como: quiosque, restaurante e barracas. Essa noite quem ganhou a categoria Restaurante foi Lúcia, do Restaurante Recanto do Picuí, e na categoria barracas, o ganhador foi Ricardo da Tapioca. Já a vencedora da categoria quiosque foi Francilda, a “fia” proprietária do quiosque intitulado ‘Bom que dói’. Além de ser conhecida pela sua simpatia, tratando todos os clientes como amigos, ela também faz questão de caprichar na decoração e sempre apostar no marketing. “A preparação a gente começa uns dois meses antes pensando no que a gente vai colocar, colocamos foto de cliente, uma decoração bem junina – com xita e objetos como por exemplo ferros de passar antigos. Usamos chapéu, camiseta com o nome do quiosque, tudo bem organizado. Todos anos trazemos alguma novidade, ano passado no dia dos namorados enfeitei a barraca com corações, e fotos dos casais”, diz a comerciante.
As barracas são liberadas aos comerciantes no início do mês de maio, para que possam organizar as estruturas e decorar à sua maneira. São aproximadamente 124 barracas, 50 quiosques e 15 restaurantes, entre esses, 210 participantes concorrem aos prêmios. “Foi emocionante. Eu batalhei muito para conseguir o primeiro lugar, pois é muito difícil, tinha muito quiosque bonito, graças a Deus consegui, e eu pretendo ganhar este ano novamente”, explica Francilda, com um sorriso no rosto e seu troféu na mão.
Homenagens
Além de premiar os comerciantes, anualmente o concurso homenageia figuras locais, no ano anterior o homenageado foi Marcelo Quaresma, e este ano foi a vez do professor Fláuber Gorgônio. O objetivo é enaltecer figuras grandiosas da arte e da cultura campinense para que os turistas se encantem cada vez mais, e retornem à festa. Deste modo, faltando apenas seis dias para o início da festa mais popular da cidade, todos já estão ansiosos para mais uma vez encantar os olhos do público, já com grandes expectativas para fazer bonito na próxima premiação. Até lá!
Reportagem e fotos: Elaine Campelo e Sarah Cristinne