O Centro Informativo de Prevenção, Mobilização e Acolhimento (CIPMAC) promove campanha de conscientização aos visitantes do Parque do Povo, durante os festejos juninos de Campina Grande, com a entrega de preservativos e panfletos sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).
A coordenadora da CIPMAC, Milene Ferreira, contou que a ONG está trabalhando em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba, e que as pessoas envolvidas na campanha são voluntárias.
Milene informou ainda, que a ação envolve as cidades de Campina Grande, Esperança, Sumé, Monteiro, Juazeirinho, Boqueirão, Junco do Seridó e Itabaiana, entre os meses de maio a julho, época em que ocorrem festividades juninas, mas que a ONG também atua além dos períodos de festas, com ações que visam a propagação das informações através da interiorização.
O CIPMAC realiza a entrega de 5 mil preservativos por noite, e vem crescendo o número de pessoas que estão assimilando a campanha com sua devida importância, no entanto, a maioria ainda leva a ação em tom de brincadeira. “Nós estamos realizando um trabalho sério, que também acaba ajudando no controle da natalidade além da prevenção das DST’s, mas nem todo mundo entende o propósito”, afirma a coordenadora.
O casal Walyson Monteiro e Janaína Sousa, do bairro José Pinheiro, enxergam a ação de forma bastante positiva, e o local da entrega bastante estratégico: “As entradas da festa, tornam-se um bom local para realizar este tipo de campanha, inevitavelmente vamos passar por aqui e receber este material informativo e também os preservativos”, disse o jovem.
A campanha não aconteceu durante todas as noites de festa, apenas nos dias considerados de maior movimento no Quartel General do Forró.
Edição: Walysson Melo