Festival das estrelas juninas de Campina Grande inova agregando a categoria “Rainha da Diversidade”

Campina Grande, 15 de junho de 2018  ·  Escrito por Stella Costa  ·  Editado por Aluska Teberge  ·  Fotos de Diego
Xuxa Castro, primeiro homem a dançar com o figurino feminino desde 2007.

Xuxa Castro, primeiro homem a dançar com o figurino feminino desde 2007.

Na noite desta quarta-feira (13) ocorreu a 8° edição do Festival das Estrelas na pirâmide do Parque do Povo. Vinte e quatro quadrilhas compuseram a  etapa agreste e campinense, competindo em busca do título de melhor estrela em sua categoria e etapa. A etapa agreste foi composta com doze quadrilhas do fundadas nessa região do Estado. Já a etapa campinense foi composta por doze quadrilhas da cidade. As torcidas das quadrilhas que disputaram o título lotaram e agitaram a pirâmide do Parque do Povo.

Este ano o festival trouxe pela a primeira vez em sua história a categoria “Rainha da Diversidade”, que é composta por quadrilheiros que dançam com o figurino feminino e que são conhecidos como “drag queens”. Estas encantaram todo o público presente com sua arte, elegância e resistência. Os cinco jurados que compuseram a mesa analisaram os seguintes quesitos: Coreografia, figurino, desenvoltura e simpatia.

Para Xuxa Castro, 31,”o legal é que agora o povo não tem mais preconceito, né? Pois até então em Campina Grande não existia nem rainha gay, nem Rainha da Diversidade” comentou o participante que representou a Quadrilha Junina Mistura Gostosa e dança com o figurino feminino desde 2007, quando se apresentava na Quadrilha Trilha Junina. Em 2015, Xuxa ganhou o título de melhor Maria Bonita do Agreste e neste ano, ficou em segundo lugar como Rainha da Diversidade.

Uma das últimas apresentações de um dos casais de noivos.

Uma das últimas apresentações de um dos casais de noivos.

Além da nova categoria, o festival das estrelas mantém os grupos existentes desde as edições anteriores, que são Rainha, casal junino e casal de noivos.

Sendo exemplo de persistência e dedicação, Pamella Sales, 21, conseguiu seu lugar de destaque neste ano. A quadrilheira da Junina Chamego Medonho da cidade de Esperança, concorreu esse ano na categoria Rainha. Com apenas cinco dias para ensaiar, a jovem cumpriu com excelência as exigências desta edição e conquistou o primeiro lugar.

O segundo lugar da categoria “casal junino” foi conquistado por Taise Fernandes, 24, e Wanbasten Alves, que fazem parte da Quadrilha Junina Moleka 100 Vergonha, da cidade de Campina Grande. Dançarina há cinco anos, Taíse relatou ter começado seus ensaios cerca de três meses antes do festival.

E para finalizar a edição 2018 do evento, os casais de noivos fizeram suas apresentações. Com quatorze anos de trajetória na Quadrilha Junina Pisada Nordestina, Ramon Carlos, 27, passou pela a transição que as quadrilhas sofreram do estilo matuto ao estilizado e atualmente é o par de Juliana Macedo,18, que é quadrilheira a apenas dois anos.

Para o próximo ano a novidade é a alteração nas regras do evento, permitindo aos vencedores do concurso disputar no ano seguinte, sem impedimentos. Nas edições anteriores do festival quem conquistava o título de melhor estrela em determinada categoria não podia participar no ano seguinte, por já ter o título do ano anterior.

Vencedores da categoria “casal de noivos 2017”, Lorena Costa e Ivandro Romão não puderam participar do evento este ano em virtude das regras deste ano. A noiva que conquistou o título em todos os seis anos que competiu no Festival comentou que “não acho justo, um casal que ganha um ano não poder participar apenas pelo único critério de já ter vencido.”

A torcida junina "amor caipira" e outros torcedores.

A torcida junina “amor caipira” e outros torcedores.

Ao término das apresentações os vencedores da etapa agreste foram anunciados. E eles são: A Quadrilha amor Caipira, na categoria casal junino; A Quadrilha Cheiro de Malícia (Massaranduba), na categoria casal de Noivos e a Quadrilha Chamego Medonho (Esperança), na categoria rainha. Na etapa campinense os campeões foram: A Quadrilha Junina Mistura Gostosa, na categoria casal junino e casal de noivos; A Quadrilha Trilha Junina, na categoria rainha e a Quadrilha Junina Rojão do Forró, na categoria Rainha da Diversidade.

Os ganhadores irão disputar no Concurso de Estrelas Estadual, no dia 22 de Junho, no município de Santa Rita.

Comentários