Durante o período junino a imprensa praticamente se desloca para o Parque do Povo em diferentes lugares dentro do ambiente (Vila Nova da Rainha, Central de Imprensa e Camarotes). As emissoras de televisão têm marcado presença de maneira intensa na cobertura do Maior São João do Mundo. É no setor do Camarote Arretado que algumas emissoras de TV montaram verdadeiros estúdios em forma de aquário de vidro, com visão privilegiada do palco e da platéia, para transmissão de programas jornalísticos e de entretenimento.
O espaço dispõe de cabines voltadas especialmente para as produções de algumas emissoras como TV Itararé, TV Correio, TV Paraíba/TV Cabo Branco e TV Junina (cobertura oficial do São João) e estão distribuídas em diferentes locais dentro dessa estrutura. Difundir a cultura popular nordestina e campinense têm sido um dos principais objetivos destes meios que através de transmissões ao vivo, reportagens e pautas com novos olhares que mostram, além das novidades, os diferentes contextos e informações que circulam dentro na festa junina.
Para ter êxito na execução de todo esse trabalho é necessário “tirar toda a estrutura do estúdio, saindo com toda a parafernalha que tem na televisão e trazer aqui para o Parque do Povo, montando toda uma nova estrutura”, enfatiza Carlos Siqueira, âncora do JPB 2° Edição.
A equipe coordenada por Siqueira conta com quatro equipes trabalhando no evento, onde duas se localizam dentro da cabine onde é transmitido o telejornal e outras duas equipes trabalham na área externa da cabine, que corresponde à toda área do Parque do Povo, se estendendo desde o Palco Ton Oliveira até o Camarote Arretado.
Sextas e Sábados são os dias em que o telejornal de maior audiência da casa é produzido no Quartel General do Forró, pois segundo o apresentador, são os dias de “auge da festa”. Trazendo em seus programas entrevistas com vários artistas, o intuito do programa também é “resgatar artistas que estão na programação e mostrar um pouco de sua vida de artista e esse momento histórico”, afirmou o âncora.
Apesar de ter seu foco direcionado para a cultura e os festejos, as notícias factuais dos acontecimentos do dia não deixam de ser transmitidas para o público. Dos quinze minutos que compõem o jornal, 13min45s são dedicados inteiramente a programação local, cultural e para entrevista de artistas que fazem parte da programação musical da noite.
Santanna o Cantador e Amazan foram os primeiros a concederem entrevistas ao JPB 2° Edição. Ontem o sanfoneiro Mahatma foi entrevistado no programa e hoje é a vez de Aduilio Mendes no estúdio com o apresentador Carlos Siqueira contar sobre sua carreira e cantar. É o segundo final de semana do Programa no Parque do Povo. O programa vai ao ar às 19h20 pela TV Paraíba depois da novela Orgulho e Paixão da Globo.
PP Hoje?
O quadro “E aí? PP hoje?”, apresentado pela repórter Laísa Grisi e exibido no JPB 1° Edição às 12h, vem trazendo neste ano a proposta de exploração mais aprofundada no regionalismo que a festa propõe mostrando “artistas de renome nacional e regional, que são destaque e merecem contar um pouco de sua história”, como afirmou Carlos Siqueira. Grande parte da motivação para alteração na proposta do quadro foi a mudança na programação musical do Maior São João do Mundo, que trouxe para seu público uma programação mais amena e regional. Este é o segundo ano do quadro, que é exibido na programação dos telejornais e que tem audiência considerável por trazer entrevistas exclusivas com os artistas numa abordagem mais intimista e descontraída para os fãs.