O São João de Campina Grande é marcado pelas festas, tradição, artesanato e pelas comidas regionais, um conjunto que leva a cultura popular do Nordeste de uma ponta à outra do país. Em resgate aos sabores regionais foi criado o Kit Matuto, que reúne ingredientes fundamentais do matuto nordestino.
Produzido pelo artesão Fernando Pessoa e sua esposa, a artista plástica Lúcia Duarte, a ideia do Kit Matuto surgiu em 2010, a pedido de uma cliente que buscava uma ideia original como lembrança de seu casamento tipicamente nordestino. Com culturas diferentes, a noiva paraibana e filha de fazendeiros, quis presentear o marido gaúcho e seus familiares do Rio Grande do Sul que vieram para a cerimônia de casamento, com algo que levasse um pedaço do Nordeste ao Sul do país. Comercializado e produzido em maior escala a partir de 2011, o Kit apresenta uma caixinha personalizada, contendo ingredientes bem nordestinos como a cachaça e o copinho de barro, a rapadura, o nego bom (uma bala de banana caramelada), o mel de engenho, também conhecido como melaço, o fubá e por fim o queijo, que por ser um alimento perecível é o último ingrediente a compor o Kit Matuto.
Desde o Período Junino de 2012, o Kit recebeu uma nova imagem, com a inovação criada pelo cartunista paraibano e Campinense, conhecido popularmente como Lila. Trazendo uma charge estampando a tampa do Kit Matuto, ilustrada com um jumento carregando cachaça, rapadura e outros alimentos típicos, enquanto seu dono o acompanha provando os ingredientes carregados pelo animal. De fundo um cenário bem nordestino, composto pelo cacto (planta comum de regiões quentes e áridas) e sol forte, típico de um clima quente vivido pelo sertanejo paraibano.
O Kit Matuto pode ser encontrado nos Chalés da Vila do Artesão em Campina Grande, nas mediações do Parque do Povo. A cada ano a procura pelo Kit e seus sabores nordestinos tem aumentado, levado por paraibanos para seus familiares espalhados pelo país e no exterior, sendo exportados para os Estados Unidos e alguns países da Europa, principalmente a Alemanha. Aumentando a cada ano a demanda pelo produto, que além de sua originalidade é ecológico por utilizar e reaproveitar o pó de serra para a produção das caixas, levando cerca de 10 dias para a sua confecção.
O Kit ganhou destaque em várias empresas jornalísticas no período dos festejos juninos. Virou matéria principal no Portal G1 nacional, que abordaram como uma ideia típica e original com a cara do Nordeste, repercutindo em mais de 90 países.
Editado por: Lucineide Farias
Fotos: Ronaldo Júnior