Sabugildo e Milharilda no Maior São João do Mundo

Campina Grande, 4 de junho de 2013

Após dez anos ausente das campanhas do Maior São João do Mundo, o casal de bonecos de milho, Milharilda e Sabugildo, está de volta para comemorar os 30 anos da tradicional festa junina de Campina Grande.

 Sabugildo e Milharilda em 1984

Sabugildo e Milharilda em 1984

A ideia de transformar dois milhos em mascotes surgiu da cabeça do poeta Ronaldo Cunha Lima, na década de 80, sendo confeccionados de forma artesanal para a campanha do São João de 1984. Nas edições seguintes, Sabugildo e Milharilda continuaram sendo confeccionados de forma artesanal, sempre trazendo elementos da cultura popular nordestina como chapéu de palha, roupas coloridas com babados e sandálias rasteiras.

Os bonecos de milho se tornaram mascotes do Maior São João do Mundo, mesmo assim a imagem de Sabugildo e Milharilda veiculada até então era estática e não passava emoção. Mas a partir do ano de 1990, por meio das mãos do cartunista e desenhista Willian Medeiros que os bonecos ganharam “vida”, e a transformação aconteceu.

O slogan daquele ano foi “Acenda a fogueira do seu coração”, o próprio tema já dizia muito do que o casal de mascote iria transmitir. “Coube a mim criar a ilustração que passaria a marcar o Maior São João do Mundo e virar símbolo daquela grande festa. Fiz o casal em pose de dança de quadrilha, demonstrando a alegria de estarem juntos no ritmo da música”, afirmou Willian. Essas ilustrações estamparam folders, cartazes, artesanatos, entre outros produtos que faziam parte da campanha publicitária.

Evolução do casal que é símbolo do São João de Campina (Foto: Leila Epaminondas)O Memorial do Maior São João do Mundo localizado na Rua Tiradentes no centro da cidade de Campina Grande, abriga um acervo com momentos históricos da festa junina. Toda a trajetória de Sabugildo e Milharilda pode ser encontrada nesse memorial desde a campanha de 1984, através dos folders e cartazes que eles protagonizaram. Ao longo dos anos, o casalzinho ganhou a simpatia dos visitantes. Segundo a idealizadora do memorial Cléa Cordeiro Rodrigues “Os bonecos são muito queridos, os turistas gostam de tirar fotos com eles”, afirmou.

Dez anos afastados das campanhas publicitárias do Maior São João do Mundo, o casal de bonecos volta na campanha de 2013 para resgatar a identidade do São João de Campina Grande. “Tentei transmitir o processo de renovação da festa transportando o casal para os tempos atuais. Do corte de cabelo às roupas, Milharilda e Sabugildo viraram matutos modernos. Na arte, ainda incorporei elementos do cenário do Parque do Povo, como a arquitetura do casario antigo e a catedral”, disse o ilustrador Willian Medeiros.

Editado por: Lucineide Farias

Comentários