A 5ª edição do evento celebrou a obra de um dos maiores músicos do século XX, o compositor e multi- instrumentista, Sivuca.
Em uma noite de homenagem à cultura musical do nordeste, a V edição do Troféu Gonzagão realizado no dia 21 de maio no Centro de Convenções da FIEP, celebrou a vida e obra do paraibano Sivuca: multi-instrumentista, arranjador, compositor e maestro. Segundo Glória Gadelha, viúva do músico, Sivuca foi um dos maiores artistas da música popular brasileira que deixou um legado dedicado a arte.
O histórico de homenagens do evento vai desde Luiz Gonzaga, o ” Rei do baião”, Jackson do Pandeiro, o” Rei do ritmo”, e Marinês, a “Rainha do xaxado”. Na edição de 2013, além de Sivuca, o Cantor Fagner, os artistas Antônio Barros e Cecéu, o cineasta Breno Silveira, autor do filme “Gonzaga de Pai para Filho”, o cantor Genival Lacerda, o jornalista Assis Ângelo e o músico Chico César, foram escolhidos para receberem o símbolo da noite, o Troféu Gonzagão.
No calendário dos festejos juninos de Campina Grande, “o Troféu Gonzagão se tornou uma prévia as comemorações do Maior São João do Mundo”, afirmou o Prefeito da cidade, Romero Rodrigues. O evento tem como objetivo reconhecer os artistas nordestinos que cantam e tocam a música regional.
A solenidade contou com cerca de 1000 convidados, entre eles artistas, autoridades políticas, intelectuais e representantes da sociedade civil. As atrações musicais foram: Flávio José, Pinto do Acordeon, Amazan, Ton Oliveira, Fagner, Capilé, Alcimar Monteiro, Biliu de Campina, Três do Nordeste, Trio Nordestino, Toni Dumond, Cezinha do Acordeon, o Maestro Adelson Viana, e a madrinha da festa, Elba Ramalho. Juntos fizeram um espetáculo em grande estilo para celebrar a obra de Sivuca, que se estivesse vivo completaria 83 anos com seis décadas de dedicação a sanfona, a sinfonia e a arte da musicalidade.
O Troféu Gonzagão
Idealizado desde 2008 pelo casal de dentistas, Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso, o Troféu Gonzagão tem o apoio da Fiep/Sesi atravésdoProjeto SESI Cultura e Tradição da Paraíba. Segundo o casal, o evento reconhece a cultura e a música regional como uma ferramenta de valorização, de perpetuação de suas manifestações e costumes.
Leia mais
As composições de Sivuca são conhecidas no Brasil e no Mundo. Canções, interpretações e parcerias, reuném nomes famosos como Hermeto Pascoal, Chico Buarque com a canção “João e Maria”, Clara Nunes que imortalizou “Feira de Mangaio”, e Fagner com a música“No Tempo dos Quintais”.
Durante o tempo que passou fora do país, Sivuca, conhecido entre outros talentos por ser um artista versátil, fez muitas produções, sendo uma delas o arranjo musical da “Pata Pata” com a artista Africana Miriam Makeba.
Edição: Mariana Pimental
Fotos: Emmanuela Leite