Forró: o ritmo da vez

Campina Grande, 4 de junho de 2013

O forró, ritmo mais popular dos festejos juninos, embala as emoções dos campinenses e turistas que visitam anualmente a cidade de Campina Grande-PB, conhecida por sediar o Maior São João do Mundo. Contudo, a maioria das pessoas desconhecem a origem do termo forró. Será que ele é fruto da nossa cultura? Onde surgiu?

Oriundo de polcas, estilo de dança europeia comumente dançado em bailes e saraus nas casas dos membros da aristocracia para festejarem conquistas e uniões na família, o forró tem suas origens no século XIX. Há várias explicações para a origem do termo forró. Uma delas data do século XX, quando os engenheiros britânicos instalaram-se em Natal-RN, e, realizando seus festejos, disseram que a festa era “for all” (para todos, em inglês). Após isso, o termo se popularizou como forró.

Com o passar do tempo, o ritmo se modernizou e foi ampliado para novas vertentes como: o forró universitário e o eletrônico. Os elementos tradicionais do forró pé-de-serra (zabumba, triângulo, e sanfona) acrescidos a outros instrumentos como a guitarra, a bateria, o contrabaixo, atraiu mais jovens para o ritmo.

Disseminação do forró

Com as “Casas de Forró”, espaços difusores do gênero musical, o som se tornou mais acessível à todos os segmentos sociais. O Parque do Povo é um dos principais ícones que consagrou a popularização do forró.

Alguns nomes de destaque também difundiram nacional e internacionalmente um dos principais símbolos da cultura nordestina, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Sivuca, por exemplo.
 

Edição: Mariana Pimentel

Comentários