No próximo sábado (3), a partir das 20h, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, vai ser realizado a 12° edição do Desafio Estado contra Estado. O evento reúne repentistas de todo o país e escolhe o melhor entre 12 cantadores durante uma emocionante disputa de versos. O Desafio é organizado pelo poeta declamador, Iponax Vila Nova, e promovido pelo Clube do Repente da Paraíba.
De acordo com o organizador, o Desafio surgiu por causa da necessidade de ter um evento na linha de repente em Campina Grande. Criar iniciativas como essa mantém viva a tradição “significando a continuidade de algo que está arraigado na alma do povo Nordestino, e o repentista é o porta-voz cultural da nossa gente”, ressalta Iponax.
Em 2001, ele começou um projeto que envolvia os campeões do repente para declamar seus versos. Mas, a visão de promover algo maior só foi possível em 2006 com o Desafio Estado contra e Estado.
O Clube do Repente é outro projeto que o poeta faz parte. Toda primeira quinta-feira do mês os fãs da cantoria de viola se encontram em um restaurante da cidade. Através de mensalidades, eles aproveitam para conhecer mais um pouco da história e das duplas de profissionais que se apresentam no projeto. As redes sociais facilitam a comunicação do grupo e ajuda a divulgar o trabalho dos integrantes.
Esse ano o festival pagará um dos maiores prêmios de toda história do repente. Todos irão receber um cachê, e para quem passar de fase, tem um acréscimo em forma de premiação. O vencedor receberá uma viola no valor de seis mil reais para somar ao prêmio, totalizando oito mil reais para o campeão. Os repentistas a se apresentar serão Acrizio de França, Edvaldo Zuzu, Hipólito Moura, Ismael Pereira, Jorge Macêdo, Jeferson Silva, José Cardoso, Luciano Leonel, Raimundo Caetano, Rogério Meneses, Sebastião Dias, e Severino Feitosa.
Ainda, para os jovens que estão iniciando na carreira de repentista, em abril acontece o Fenoger – Festival da Nova Geração do Repente – artistas de todo o nordeste participam para mostrar seu trabalho. O projeto em 2019 vai para sua 3ª edição e tem sido um sucesso, despertando o interesse dos mais jovens e preservando a memória de um povo.
Local: Teatro Severino Cabral
Data: 03 de Novembro
Horário: 20h
Entrada: R$ 40 (Inteira) e R$ 20 (meia).
Vendas: Disponíveis na Banca do Orlando, na secretaria do Teatro ou em Ray Discos.