Solenidade de abertura do folkcom recebe as “Ceguinhas de Campina”

Campina Grande, 13 de novembro de 2018  ·  Escrito por Bruna Martins  ·  Editado por Fernando Firmino  ·  Fotos de André Luis

O 15° Seminário dos Festejos Juninos no contexto da Folkcomunicação e da cultura popular, promoveu na manhã desta segunda-feira (12), oficinas voltadas a produção jornalística da cultura popular para os alunos de comunicação, pesquisadores e professores da área. O evento acontece todos os anos na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e recebe pesquisadores de vários estados do Nordeste.

Maria Ivana e Juliana Rodrigues ministrando oficina “Fotografia e produção audiovisual com celular”

A estudante de jornalismo, Maria Shyrlaine, participou da oficina “Fotografia e Produção Audiovisual com celular”, ministrada por Maria Ivana e Juliana Rodrigues. “Uma oficina como esta é muito importante para o novo jornalista. Quando vi o tema na programação me atraiu bastante porque era relacionado a fotografia e eu desejo aprender mais sobre as técnicas”, ressalta a estudante.

Outras oficinas que aconteceram pela tarde foram: “Construção das Rotinas produtivas do Correspondente de Tv do Interior”, com Silva Torres (Tv Cabo Branco); “Fake News”, com Sandra Moura (UFPB); Folkcomunicação, Epistemologias do Sul e Descolonização das Ideias, com Itamar de Morais e Emanuelle de Freitas (UFRN) e “Jornalismo e Educomunicação”,com Felipe Valentim (TV Paraíba).

Abertura

Professores e alunos que participaram da solenidade do Folkcom 2018

Ainda, às 19h, o evento deu início a solenidade de abertura que contou com a participação do organizador do evento, Luiz Custódio; o Pró-Reitor de Cultura, Cristovão Andrade; a coordenadora do Gente Nossa, Goretti Sampaio, entre outros. A conferência de abertura do evento foi com a professora Betânia Maciel da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que falou sobre o tema central do evento de protagonismo juvenil com a abordagem sobre a apropriação da linguagem da periferia do Recife e de outros lugares regionais que extraem o imaginário da Folkcomunicação.

Para encerrar a noite o Programa Gente Nossa fez uma homenagem as “Ceguinhas de Campina” que na ocasião contou suas trajetórias até hoje e cantou algumas músicas que marcaram suas vidas. A cantora Gitana Pimentel e Vanuza Vieira, pandeirista, também foram convidadas do programa e prestaram homenagem às Ceguinhas. O professor, Luiz Custódio disse que desde cedo ouve as artistas e que se sente honrado em recebê-las no projeto esse ano. “Eu sempre escuto e vejo as apresentações delas, mas essa noite foi especial”, acrescenta o professor.

Comentários