Mistura Gostosa faz 19 anos de história

Campina Grande, 8 de junho de 2013

Uma ideia de cinco jovens, que buscavam diversão para a comunidade durante os festejos juninos, fez com que surgisse em 1994 no bairro Monte Santo, na cidade de Campina Grande, a quadrilha junina “Mistura Gostosa”. Com o passar do tempo, o grupo deixou de ser uma simples brincadeira de amigos, para se tornar um grandioso projeto com a responsabilidade de propagação da cultura nordestina.

Em entrevista ao Repórter Junino, Joelder Grismino, diretor artístico, deu detalhes de como funciona o processo criativo da quadrilha. Ainda no ano vindouro, a comissão organizadora tem como objetivo pesquisar sobre a temática a ser abordada no espetáculo. No ano seguinte, com o tema escolhido, a equipe inicia a produção do repertório musical que dará o ponta pé inicial na idealização da coreografia, figurino, cenografia e elementos teatrais envolvidos. A “Mistura Gostosa” é composta aproximadamente por 100 componentes, entre dançarinos que são 64 divididos em 32 casais, grupo musical e colaboradores.

Para que o espetáculo aconteça dentro do esperado, toda a comunidade se mobiliza para arrecadar fundos. Entre os componentes é cobrada uma taxa simplória mensalmente e durante o ano a comissão organiza bingos. Grismino enfatizou que alguns parceiros valorizam o trabalho do grupo e dão um apoio financeiro, essas pessoas são conhecidas como “padrinhos”. Apesar disso, a dificuldade ainda ronda o meio cultural como um todo, se comparado a outros estados que o apoio é maior.

O grupo é detentor de 23 títulos e dentre os mais importantes estão o Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas em Brasília (2008), Campeão Nordestino, Biicampeão Paraibano, Pentacampeão Campinense. Além disso a “Mistura Gostosa” também participou do vídeo publicitário do Banco Bradesco e sempre é requisitada para festivais folclóricos no Brasil.

Os preparativos para o São João 2013 estão bem adiantados, os ensaios se intensificam durante três dias na semana e todos os componentes se dedicam a cada encontro. A valorização e resgate da cultura que esse grupo promove é de grande valia para as gerações seguintes.

Editado por Roberta Lucena 

Comentários