Fotos de Ingrid Donato Edição: Inaldete Almeida
Neste sábado, 01 de junho, iniciando o mês mais animado do ano na cidade de Campina Grande – PB, o forró mais uma vez se fez presente na Pirâmide do Parque do Povo. Esse ritmo, além de unir pessoas de diferentes lugares, também tem a capacidade de reunir famílias. Foi o que aconteceu hoje com o cantor e sanfoneiro Fabiano Guimarães, e seu pai, também cantor, Poeta Francinaldo, um encontro que marcou o Momento Junino.
Francinaldo, além de cantor e poeta é político e empresário. Com 30 anos de carreira, 13 CD’s e 2 DVD’s gravados, começou sua trajetória no coração de Campina Grande: praças públicas, calçadão e Feira Central, foram os seus principais palcos. Desde então, tenta preservar ao máximo as suas raízes e a cultura nordestina.
Fabiano, além de ser um artista é também estudante do curso de Direito, conciliando a música e os livros, mantendo o sonho de ser um juiz no futuro, mas sem deixar a carreira de músico de lado. Apesar de não cantar mais com seu pai, iniciou a carreira com apenas 8 anos de idade no palco do Momento Junino em uma das participações do Poeta. Inspirando-se em Francinaldo, ele está há 18 anos na estrada, com quase cinco anos em carreira solo, tendo gravado um de seus DVD’s no palco do Parque do Povo.
Devido às agendas diferentes, fica difícil ter momentos entre pai e filho no palco. Durante o período do São João, eles quase não param em casa e pouco conseguem ter um momento juntos em família, mas Fabiano afirma que sempre que podem estar estar juntos, aproveitam ao máximo. Um show como esse, onde os dois puderam dividir o palco e cantarem juntos, demonstrou ainda mais essa união da música e de gerações.
Durante o show, muito emocionado, Fabiano fez uma homenagem ao cantor e amigo Gabriel Diniz, que faleceu em um acidente de avião na última segunda-feira (27), cantando sua música “Paraquedas”.
O Momento Junino também teve outras atrações, Trio de Forró Borborema, Grupo de Dança Caetés, Felipe Warley e Gitana Pimentel se apresentaram animando e fazendo todos dançarem, ao som de muito forró.
Gitana Pimentel recebeu muito carinho do público durante sua apresentação e decidiu finalizar o Momento Junino descendo do palco e dançando quadrilha com os alunos e convidados que ali estavam.
Integração escolar
E uma novidade da edição 2019 no Momento Junino, é a integração dos alunos das escolas municipais e estaduais de Campina Grande, como convidadas. A ideia surgiu através de um projeto chamado “A TV na escola”, que é destinado às crianças e jovens para que possam conhecer os bastidores de um programa de televisão.
Segundo Samara Fernandes, produtora do Momento Junino, o projeto foi estendido até o Parque do Povo, levando os alunos para participarem do programa: “esse é o primeiro ano, a gente fez como um teste, mas já estamos vendo que está dando certo, vamos ver se continua”, disse. Existe um cronograma com as escolas do município de Campina Grande, listado e organizado, para que todas possam prestigiar e participar de um sábado no Momento Junino.
Uma das instituições presentes nesse sábado foi a Escola Estadual Professor Itan Pereira, localizada no bairro de Bodocongó. A gestora, Socorro Cordão, afirma que durante o período junino sempre estende as programações escolares e realiza projetos para os alunos identificarem a importância da cultura nordestina e do forró.