Reconhecido nacionalmente pelas diversas atrações culturais e por “arrastar” centenas de turistas todos os anos, o Maior São João do Mundo, em Campina Grande, vem trazendo mudanças ao longo dos anos. Com a troca da empresa organizadora, a edição recém chegada de 2019 trouxe novidades e restrições para o acesso ao Quartel General do Forró.
Há cinco anos, o São João da cidade trazia como uma das novidades a abertura da rua Sebastião Donato, que fica ao lado do palco principal, entretanto essa mudança foi abandonada nos anos posteriores, causando aglomeração de carros e transtornos para os moradores vizinhos. Após inúmeras reclamações dos moradores, a Medow Promo, empresa organizadora do Maior São João do Mundo, em parceria com a STTP (Superintendência de Trânsito e Transportes Público), optaram por voltar com a ampliação do espaço da festa deixando a rua Sebastião Donato livre, facilitando a entrada de carros de bombeiros, ambulâncias do SAMU, dentre outros.
Edvaldo Pereira é supervisor dos agentes de trânsito da STTP que trabalham nas ruas circunvizinhas ao Parque do Povo. Edvaldo destacou que, com essa intervenção, a organização teve que recolocar as entradas de acesso para as ruas Frei Caneca, Desembargador Trindade e Major Belmiro. “Prezando pela segurança do pedestre, solicitamos essa troca das entradas”, salientou.
Segundo a aspirante do corpo de bombeiros militar, Crislaine Macêdo, a ampliação do espaço ao lado do palco principal facilitou muito o trabalho da sua equipe: “Agora é possível colocar um carro do corpo de bombeiros para dentro do local”. A oficial ainda completou que com essa expansão a organização teve que recalcular o quantitativo de pessoas que entrará no espaço.
Whesley Araújo, capitão da Polícia Militar, também é um dos trabalhadores que considerou pertinente a novidade deste ano. O capitão acredita que o espaço ampliado permite um conforto maior para os turistas e frequentadores do Parque do Povo como também proporciona um contato mais direto com outros setores. “Esse espaço maior facilita nosso trabalho de contato com os turistas e com as ocorrências. Um espaço maior traz uma segurança maior”, explicou.
A junção da rua Sebastião Donato à região das festividades, também foi aprovada por barraqueiros como Reginaldo Eduardo, que trabalha há cinco anos vendendo churros no Parque do Povo. O vendedor explica que em outros anos existia bastante dificuldade de locomoção dos visitantes e, consequentemente, sua barraca não era muito notada. “Em outros anos era horrível. Tinha muita gente e não dava para vender direito. Esse ano com certeza irei ter mais visibilidade”, acrescentou o vendedor.