Não são apenas os seres humanos que aproveitam os festejos juninos na Rainha da Borborema. Os cães também tem um espaço na cidade do Maior São João do Mundo, para chamar de seu.
Durante a tarde deste sábado, 08, o Açude Velho recebeu a “Cãominhada Junina”. O evento é uma iniciativa do projeto de extensão desenvolvido pela Faculdade Rebouças de Campina Grande com o curso de Medicina Veterinária. E conta com a parceria de outros 14 colaboradores. Contemplando sua primeira edição este ano, os amantes de cachorros que quiseram participar, contribuíram com apenas 1 kg de ração ou uma lata de patê para cães ou gatos.
Cassandra Carla, 41, uma das organizadoras e estudante de Medicina Veterinária, contou à equipe que o projeto tem o objetivo de propiciar momentos de interação entre os caninos e seus donos, além de arrecadar alimentos para uma ONG de proteção aos animais e para cuidadores independentes que se dedicam a cuidar de bichanos abandonados.
“O evento acontece desde 2015, mas essa edição foi promovida pela faculdade. Todos os anos o número de pessoas que participam cresce. A expectativa deste ano é de que mais de 100 pessoas venham trazendo seus cachorros para essa festa”, falou Cassandra em entrevista, durante o evento.
Ao som das músicas de Flávio José, a atração da segunda noite no palco principal do Parque do Povo, a Cãominhada se concentrou em frente à Associação Campinense de Imprensa e chamava a atenção dos transeuntes que passavam por perto, pela diversidade de cães vestidos a esmero com trajes tipicamente juninos.
Vindo pela sua segunda vez, Ruty Oliveira, 25, dona da York Shire, Lilica, chegou no horário marcado para aproveitar a celebração. Com um vestido rosa bebê, lacinho na franja e strass na cabeça, a cadela conquistou corações por onde passava. Segundo Ruty, a oportunidade de aliar o São João com Lilica foi maravilhosa. Pensar que com a diversão das duas poderiam apoiar uma boa causa se tornou o principal motivo para retornarem.
Já para Regis Lopes, 41, e seu Hulk, um American Bully de oito meses, a expectativa para caminhada era grande, visto que participava pela primeira vez. “Minha amiga me avisou que iria ter o evento, então resolvi vir com o Hulk, ainda mais sabendo que poderíamos contribuir com o Centro de Zoonoses”. Régis ainda lamentou por não haver mais incentivo para concurso de animais no Estado. Para ele, seu cão Hulk já é o campeão.
E quem pensa que apenas campinenses compareceram, está enganado. Betânia Letícia, 49, e sua Rainha do Milho, Mille, foram a prova disso. Vindas diretamente de Remígio, na companhia de uma amiga, Letícia Alves, 17, o trio fez questão de prestigiar o evento. “Fico realizada! Mille é como uma filha e sempre faço questão dela ter um vestido novo. Até Instaram ela tem!”, brincou enquanto se preparava para partir.
Embalados em direção ao Monumento dos 150 anos da cidade, a Cãominhada finalizou com muita alegria. No lugar da competição de “quem está mais bem vestido”, um sorteio de brindes foi feito promovendo a igualdade de todos e, por fim, mostrando que ali, os animais são, de fato, os protagonistas.