Diversidade nos festejos juninos

Campina Grande, 9 de junho de 2013

A fogueira esta queimando em homenagem a São João! É época de celebrar uma das maiores festas populares do mundo. 

O Brasil diante de toda diversidade de seu povo e de sua cultura, reúne na região nordeste as manifestações artísticas, religiosas, gastronômicas e musicais, responsáveis por movimentar a economia e o turismo brasileiro durante os meses de junho e julho com as tradicionais festas de São João.

Pelo país estão espalhados diversas formas de celebrar as festas juninas. Nas cinco regiões do Brasil se misturam elementos culturais peculiares a cada influência e costume dos antepassados do povo brasileiro. A mistura dessas identidades trazidas pelos imigrantes africanos, europeus e os nativos indígenas, contribuíram para a riqueza cultural encontrada em cada recanto dessa nação. 

Em São Luís-MA, o bumba meu boi é uma manifestação cultural celebrada durante todo o ano com maior expressividade nos festejos juninos. Segundo a pesquisadora Selma Ferreira “atualmente, tendo em vista a intensificação das políticas culturais e de turismo, as festas juninas, e dentre elas o bumba meu boi, são oferecidas aos turistas e aos locais, como uma oportunidade de experienciar uma identidade maranhense.”

Embaladas pelas danças conhecidas como patrimônio imaterial da humanidade, como o Tambor de Crioula e o Frevo, as danças típicas do periodo junino são variadas. No entanto, a rainha dessas danças são as tradicionais quadrilhas, compostas por grupos sincronizados pelas coreografias e figurinos bem temáticos ao som do forró. “Dancei quadrilha durante cinco anos. Era minha dança preferida, tinha uma equipe que se reunia pra montar coreografias diferentes todos os anos e a gente se divertia dançando esse ritmo que é tradição da festa de São João”, disse a estudante Francyeli Araújo.

A diversidade presente nessas danças e nas mais diferentes manifestações populares do período junino, consagra a essência multicultural existente no folclore popular e nas tradições desses folguedos que conservam a história do patrimônio cultural brasileiro.

 

Curiosidade

As celebrações joaninas ( nome dado em homenagem a São João) eram destinadas às divindades, à fertilidade e às colheitas. As festas juninas ganharam fama por celebrarem os santos da igreja católica no mês de junho. Sua origem também esta ligada às celebrações pagãs do velho mundo. Em alguns lugares da Europa, as celebrações comemoram o solstício de verão – dia mais longo do ano.  

Edição: Mariana Pimentel
Imagens: Emmanuela Leite 

           

 

Comentários