O Arraial Itararé começou ontem (08) no Garden Hotel, eram pontualmente três horas da tarde, quando a atração da Tv Itararé, afiliada a Tv Cultura deu ínicio a edição 2013. Uma procissão adentrou o estúdio ao som do Lamento Sertanejo, na voz e sanfona de Edgley Miguel. Compondo a encenação estavam atores (santos juninos), atrizes (beatas), além do grupo folclórico Acauã da Serra.
Este ano, o programa vai resgatar a religiosidade que, aos poucos perdeu espaço e transformou os festejos juninos em uma festa profana. A decoração do programa este ano remete à obras do artista plástico pernambucano Romero Britto e chama atenção pelo colorido e harmonia em linhas pretas e tecido de chita.
O grupo Sanfonada, criado pelo maestro da Orquestra Sanfônica da Paraíba, Edmar Miguel, envolveu o público, que cantava sem parar, clássicos como Feira de Mangáio e Que Nem Giló. Vevéu, integrante do quarteto, disse que o intuito do grupo é: trazer o que o instrumento pode oferecer de melhor. Na ocasião, o público conferiu diferentes vertentes, nos quais a sanfona pode ser inserida, entre eles a Tarantela, ritmo tipicamente italiano, que foi acompanhado pelas palmas dos que alí estavam.Em seguida, o Acauã da Serra subiu ao palco, e trouxe além da dança, sua parte musical, que também não deixou ninguém parado. O grupo que é vinculado a UEPB, estará fazendo a partir do dia 17 de julho, uma turnê pela Europa, passando por países como Itália e Portugal. Com 27 anos de estrada, o grupo participa do Arraial Itararé desde a primeira edição.
O mais aguardado da festa, Ton Oliveira, fez a platéia transformar-se em um verdadeiro coral, cantando aquele que já é considerado hino deste estado, “Paraíba jóia rara”, emociona o público por sua singeleza e verdade, imputadas em uma letra que causa orgulho, de ser pertecente à essa terra. Ton, foi aplaudido de pé e ovacionado por quem acompanhava a apresentação. Em uma conversa exclusiva com o Repórter Junino, o cantor fez um chamamento aos gestores municipais, incentivando-os à realizarem os festejos juninos em suas cidades, que apesar de sofrerem com a seca, são capazes de promoverem uma festa boa e de qualidade, através da valorização dos artistas locais e de brincadeiras típicas desse período.
Encerrando o programa, Sandra Belê fez dueto com Ton Oliveira, que cantaram sucessos do Rei do Ritmo, Jackson do Pandeiro, sob o comando de Saulo Queiroz, a equipe do Arraial Itararé prometeu voltar no próximo sábado, para fazer um programa ainda melhor.
Imagens: Antonio Andrade
Edição: Lidianne Costa