O mês de Junho está na metade e estamos no embalo de competições de quadrilhas por toda a Região. Hoje, acontece a final estadual do Festival de Quadrilhas da Globo Nordeste, no Sesc Goiana, localizado na região metropolitana do Recife. A disputa, que está em sua 31ª edição, esse ano teve a apresentação de 38 grupos, do estado de Pernambuco, e iniciou no dia 05 de Junho, encerrando no dia 09 do mesmo mês.
Neste Domingo, 16, o local receberá 10 grupos finalistas da fase estadual. O ganhador participará da etapa final regional no próximo dia 23 de Junho, reunindo as campeãs de nove estados, que será realizado também no Sesc. Confira abaixo a lista:
Dona Matuta, do Bairro de San Martin.
Raio de Sol, de Águas Compridas.
Junina Zabumba, de Camaragibe
Renascer, de Araçoiaba
Junina Traque, de Santo Amaro
Tradição, do Morro da Conceição
Lumiar, do Pina
Traque de Massa, de Águas Compridas
Evolução, do bairro de Santo Amaro
Traquejo, de Gravatá
Na semana de eliminatórias, os grupos abordaram temas que emocionaram o público, como a questão da mobilidade, sofrimento dos nordestinos, tradições, além de costumes religiosos.
Morador do município Anilo Cavalcanti conta que é uma experiência única acompanhar as apresentações: “Fui no domingo, último dia de competição da fase eliminatória, queria muito ter ido aos outros dias, porque a experiência é única, é de arrepiar. Venho sempre que posso em todos os anos, e ver toda a história que eles contam através da dança é muito bom!” Goiana, que é famosa por ser uma das cidades criadoras do Maracatu, dança tradicional do carnaval, tornou-se sede das competições juninas em 2014, um ano após a inauguração da unidade Sesc Goiana.
As apresentações começarão a partir das 18h. A entrada é gratuita.