O berço do Mestre Vitalino e de tantos outros ceramistas de renome internacional transformou-se na grande pedida dos turistas que vêm a Caruaru
Localizado a 7 km do centro da cidade de Caruaru, o Alto do Moura é um dos pontos de maior atração turística do interior pernambucano, e referência nas festas juninas, famosas em todo o país.
O interesse pelo arruado caruaruense, que, durante todo o ano, explica-se por ser o local onde viveu e trabalhou o Mestre Vitalino Pereira dos Santos, grande ícone das artes figurativas do barro, conhecido internacionalmente, no mês de junho transforma-se em importante polo gastronômico e de festejos juninos, principalmente aos finais de semana, quando acontecem os shows programados pela Fundação de Cultura de Caruaru.
Neste domingo (16) não foi diferente: compacta multidão “invadiu” o Alto do Moura para apreciar a iguaria da culinária local e acompanhar os shows do Polo montado pela Prefeitura Municipal, que tiveram início ao meio dia, com o Trio Santa Rosa; às 14h30, subiu ao palco a cantora Élida Mendonça; e às 16h30, foi a vez do grupo Fim de Feira colocar a multidão para dançar, ao som dos ritmos nordestinos.
A Rua Mestre Vitalino, artéria principal do povoado, e onde se situa o Museu no qual foi transformada a casa em que o ceramista viveu, atualmente é tomada por bares e restaurantes, que se especializaram no prato preferido dos visitantes: a carne de bode. Sempre lotados, estão uns vizinhos aos outros. “A correria é muito grande”, grita o proprietário de um deles, diante de nossa tentativa de entrevista, e já desaparece em meio às mesas apinhadas de gente.
Dezenas de ônibus, centenas de carros abarrotam os estacionamentos oficiais e os improvisados, cujos preços cobrados pelos “guardadores” variam de R$ 10 até quanto se consiga negociar. “A muvuca é grande, mas é divertida… Vale a pena estar aqui”, diz Alba Ferreira, que veio do Recife, como todos os anos, curtir a festa do Alto do Moura.
O lugar, na maior parte do ano, é sossegado e aprazível, cujo clima ameno atrai cada vez mais moradores, como a Professora Ana Maria Barros, que, embora lamente a falta de melhor estrutura para receber tanta gente, reconhece ser esse um momento em que os habitantes conseguem um bom dinheiro: “este período é de relevante importância para os moradores do Alto do Moura, porque tanto a área gastronômica quanto a área de artesanato recebem uma quantidade imensa de turistas, para poder vender seus produtos”.
No próximo final de semana, o mais esperado por todos, as atrações musicais da localidade serão o Trio Forró D+, Genaro e a banda Capim com Mel, no sábado (22); na véspera de São João (23), a festa é garantida com a presença do Trio Fole de Ouro, Elifas Júnior, Assisão e a banda campeã do concurso “Vem Cantar Forró”, promovido pela TV Asa Branca, afiliada local da Rede Globo; já no dia 24, sobem ao palco do Alto do Moura o Trio Vai Hoje, Domingos Acioly, André Julião e Helton Lima.