O “Cabeção” foi um dos mais conhecidos e prestigiados comunicadores de Campina Grande.
Aconteceu na noite desta terça-feira (18) a inauguração da Central de Imprensa do Maior São João do Mundo, que, neste ano, homenageia o radialista Joacir Rocha de Oliveira. Durante a solenidade de abertura, família, representantes da Associação Campinense de Imprensa, amigos e companheiros de trabalho de Joacir estiveram presentes e prestaram suas homenagens.
O radialista Joacir Oliveira, conhecido como “Cabeção”, faleceu no dia 16 de novembro de 2014, vítima de uma embolia pulmonar decorrente de um transplante de coração. Profissional reconhecido em Campina Grande, passou por todas as emissoras de rádio da cidade durante mais de três décadas. Teve atuação na área esportiva, em programas jornalísticos e chegou a fazer o “Forró do Cabeção”, seu programa de maior audiência, na Rádio Caturité.
De acordo com Marcos Alfredo, Coordenador de Comunicação, todos os anos a Prefeitura Municipal presta uma homenagem, dando o nome de um profissional da comunicação de Campina Grande à Central de Imprensa. Inicialmente, uma lista é apresentada com nomes de algumas personalidades e a escolha final é feita pelo prefeito Romero Rodrigues.
Em 2019, o escolhido foi Joacir Oliveira. A homenagem, de acordo com o Coordenador da Codecom, também se estende à família do homenageado. “Não adianta a gente fazer uma homenagem apenas do ponto de vista profissional em si, precisamos criar uma parceria com a família e buscar a figura humana”, disse Marcos.
Representando o prefeito Romero Rodrigues, o Chefe de Gabinete Bruno Cunha Lima prestou sua homenagem e expressou seus sentimentos por toda a família: “É inegável a vocação que Joacir tinha e que deixou pra sua família, acima da vocação profissional também a vocação de fazer amigos e cultivar amizades”, declarou Bruno.
Muito emocionada com a homenagem ao seu marido (e ao seu filho, Joacir Filho, assassinado recentemente) Maria José Luís, conhecida carinhosamente por todos como Dona Menininha, não conseguiu falar com a imprensa.
Carlos Juliano, filho de Joacir, conta que seu pai sempre foi a mesma pessoa, tanto no ambiente familiar quanto no trabalho. “Quem teve a oportunidade de conviver com o meu pai, quem é da área de comunicação aqui em Campina Grande, sabe como ele cuidava de todo mundo, ajudava e dava conselhos, um homem muito carinhoso”.
Cléber Oliveira, apresentador da TV Borborema e da rádio Cariri FM, fez um dos discursos mais emocionantes da noite, lendo uma homenagem que ele escreveu para o pai e parte dessa homenagem se encontra num mural, com imagens de Joacir Oliveira e sua família, instalado na entrada da Central de Imprensa. “Essa homenagem foi o maior presente que o São João de Campina Grande pode dar para mim e para minha família”, disse Cléber.
Durante a solenidade, homenagens também foram prestadas a Joacir Filho, que foi assassinado no dia 30 de maio de 2019, em um restaurante na cidade de Campina Grande.
Mais homenagens
O escritor Edson Tavares, autor do livro “Amplitude Modulada”, que conta a história de todos os locutores que passaram pelas rádios da cidade de Caruaru, no Pernambuco, entre eles, “Cabeção”, também falou sobre Joacir.
Na obra, o autor conta que Joacir Oliveira, em 1985, fez parte da Rádio Cultura do Nordeste com o programa “O Velho Tarrabufado”. “Naquele período, o mercado estava em baixa em Campina Grande e Joacir criou no mercado radiofônico de Caruaru uma nova oportunidade”, disse Edson.
Os três volumes da obra foram entregues à família de Joacir.
Sobre Joacir Oliveira
Iniciou sua carreira no final dos anos 70, quando abandonou o curso de Engenharia Elétrica, e deixou de lado a sua carreira na área de Direito, para se dedicar inteiramente ao rádio, pelo qual sempre foi apaixonado. Essa paixão ele passou para os filhos e hoje a família vive no mundo da comunicação.
Joacir teve a alegria de contar com várias pessoas da própria família na área de radiojornalismo, a exemplo de seu irmão Manoel Rocha de Oliveira, o Rochinha, e os filhos Cléber Oliveira, César Ricardo, Caju Oliveira e Joacir Filho.