No Maior São João do Mundo, pra cantar, precisa ser star, mais ainda, Arretado Star. E foi com essa proposta que a banda “Gente da Serra e Forró” venceu a terceira edição do concurso Arretado Star, promovido pela Prefeitura Municipal de Campina Grande. Na grande final, que aconteceu nesta terça-feira (18), subiram ao palco as bandas: Regional100sacional, Gente da Serra e Forró, Quarteto Nordestino e Lampejo.
Depois de horas, os jurados escolheram a banda que melhor respondeu aos critérios de avaliação: vestimentas, performance, harmonia, presença de palco e forró. A banda vencedora do concurso foi a Gente da Serra e Forró, que realizou uma representação de Nossa Senhora Aparecida, além de apresentar um estilo nordestino que remete ao forró raiz, como afirma o representante Amaro Neto: “Além de ter muita fé, tentamos mexer com o sentimento do povo e o nosso sentimento. Isso tudo foi por vocês e pra vocês”, relatou com emoção.
Inicialmente marcado para o Palco Ipiranga, devido à chuva as apresentações foram transferidas para a pirâmide do Parque do Povo, que lotou com uma grande torcida, que vibrava a cada nota. Além disto, a campeã do Arretado Star contou com a presença de um grupo de quadrilha, que dançava coreografias típicas do Nordeste, sincronizando com cada música.
Sobre o concurso
O concurso surgiu com o intuito de valorizar a cultura e a música nordestina, dando oportunidade para novos artistas locais mostrarem seus trabalhos. A disputa é bastante concorrida por músicos da região. Sua primeira edição foi em 2017.
Os escolhidos foram separados, através de sorteio, em dois grupos de seis, dos quais apenas dois de cada passaram para a fase final.
De acordo com Thiago Sales, integrante da banda Forró Lampejo, “é maravilhoso poder chegar até a final do Arretado Star, que tem uma valorização dos artistas de Campina Grande, que são muito bons e precisam de uma certa visibilidade”.
Já para Helio Aviles, sanfoneiro da Regional100sacional, “ A banda já vinha com uma longa carreira, e sempre tem esse friozinho na barriga, como se fosse a primeira vez que estivéssemos no palco; mas concorrendo este é o nosso primeiro ano, e decidimos participar do concurso para mostrar que todos os músicos são capazes e podem chegar até onde chegamos. Estou na banda há 14 anos, começou em 2006 – a propósito, como um trio de forró, e com o tempo ficou mais estilizada”, afirmou, orgulhoso.
Critérios de avaliação
A banda que consegue a proeza do primeiro lugar leva para casa o tão esperado prêmio de dez mil reais, e o segundo lugar recebe cinco mil reais. Além da premiação em dinheiro, a banda vencedora recebe um troféu. De acordo com o jurado e produtor musical Elissandro Batis, os métodos usados para a disputa da premiação são definidos: vestimentas, performance, harmonia, presença de palco, forró com características culturais.
Resultado final
1º Gente da Serra e Forró
2° Empate entre Forró Lampejo e Regional 100Sacional
3° Quarteto Nordestino