Show Católico dá sequência a programação religiosa do Parque do Povo

Campina Grande, 19 de junho de 2019  ·  Escrito por Thiago Albuquerque  ·  Editado por Edson Tavares  ·  Fotos de Carla Miranda e Thiago Albuquerque

Os padres Nilson Nunes e Antonio Maria fizeram o Parque do Povo se emocionar e cantar junto as canções católicas mais conhecidas.

Os padres Antonio Maria e Nilson Nunes cantam no palco principal do Parque do Povo

Na noite desta terça-feira, 18, o Maior São João do Mundo abriu mais uma vez as portas do Quartel General do Forró para fiéis de todas as partes da Paraíba. Essa é uma das noites em que a programação é dedicada à religiosidade. Em meio aos 30 dias de festa, o Parque do Povo recebe, nas terças-feiras, shows de caráter religioso.

O São João é tradicionalmente uma festa religiosa ligada à Igreja Católica, misturou-se com folguedos populares nascidos da cultura popular, e acaba perdendo um pouco de sua referência mística, diante de tantos elementos da tradição regional.

Pensando em manter as raízes da religiosidade em uma festa que recebe tantas referências simbólicas de fé e devoção, o Maior São João do Mundo passou a inserir em sua programação dias dedicados ao público que aprecia apresentações de cunho religioso; há alguns anos, esse tipo de show não tinha cespaço em uma festa como essa.

Nesta terça-feira (18), foi a vez de os Padres Nilson Nunes e Antônio Maria abrilhantarem a noite com louvores, reflexões e orações. Eles dividiram o palco, cantando juntos e emocionando milhares de admiradores, que acompanham cada música e oração com devoção e fé.

Sem muita dificuldade, público consegue se organizar no espaço durante o show, sem atrapalhar momento de espiritualidade.

Rosineide Regis, 64, de Campina Grande, emocionou-se e demonstrou sua gratidão por um momento como este: “Acho maravilhoso, é um show inesquecível. Acho muito importante esse espaço para nós, cristãos; parabéns aos organizadores do evento”, declarou.

Rosineide Régis: “um show maravilhoso”.

O Padre Nilson Nunes, conhecido como o “Padre da Missa da Luz”, participou pela quarta vez da programação do São João de Campina Grande. E nesta edição trouxe a participação especial do Padre Antônio Maria, popularmente conhecido pelo terço rezado na Tv Aparecida e por compor diversas músicas conhecidas entre os católicos.

Padre Antônio Maria canta sucessos de seu repertório e abençoa público durante show.

Na coletiva de imprensa, o Padre Nilson Nunes expressou sua felicidade em estar novamente em Campina Grande e desta vez na companhia do Padre Antônio Maria. “É motivo de muita alegria estar aqui no Parque do Povo pela quarta vez. E este ano de uma forma especial com o Padre Antônio Maria, neste projeto em que se valoriza a fé e a cultura”, disse.

O Padre Antônio Maria completou, falando sobre sua primeira vez no Maior São João do Mundo, ao lado do Padre Nilson: “É uma alegria muito grande. Eu costumo dizer que só não sou nordestino porque nasci no Rio de Janeiro. Mas meu coração é nordestino, cresci no meio de nordestinos, aprendi a amar nordestinos e o Nordeste. Imagine eu aqui, agora, em uma festa dessas, no Maior São João do Mundo!”.

O Padre Antonio Maria sente-se nordestino de coração.

Pensar no São João de Campina Grande sempre foi sinônimo de forró, Parque do Povo cheio e pontos diversos para se divertir e confraternizar. Além disto, situações que alimentam o medo, a insegurança e outros aspectos aos quais estamos familiarizados, acompanhando a mídia local. Mas, em noites como essa, observamos o Parque do Povo se tornar outro cenário, com um clima tranquilo e familiar.

Durante o show, expressões fortes e emotivas transmitem, no rosto do público, a unção de seus pedidos e orações. São olhos fechados, que, por vezes lacrimejados, deixam-se levar junto às músicas, desprendidos de qualquer medo e insegurança. As mãos levantadas, com terços enrolados, demonstram a entrega do cristão ao total encontro de sua fé, permitindo fazer do Parque do Povo, mais um lugar para se encontrar com Deus.

Padre Nilson Nunes conduz momento de oração entre as músicas.

Outros cantores religiosos, como o Padre Fábio de Melo, já passaram pelo palco do Maior São João do Mundo, enfatizando a beleza que é a oportunidade de se ter um momento como este, em que cada religião pode colaborar com uma festa diferente,  usada também para celebrar o encontro com Deus.

Embora com fortes ligações ao catolicismo, a produção das recentes edições vem compreendendo que muitas outras religiões e públicos podem ter seu espaço garantido. E que, muito além do forró, católicos e protestantes merecem agregar valores para a programação do Maior São João do Mundo, que abraça uma pluralidade de pessoas, culturas, músicas e estilos.

Comentários